ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
CERRADO, BIOMA ENCANTADOR
No reino do Cerrado, cheio de vida e cor,
Onde plantas e animais vivem em amor,
Uma triste história agora vou contar,
Sobre as consequências que podem chegar.
O Cerrado é um lugar tão belo e especial,
Com tanta riqueza, é um tesouro natural.
Mas se algumas espécies forem extintas aqui,
Tudo vai mudar, vai perder o seu brilho, sim!
Imagina só, sem o tatu-bola a cavar,
Os cupinzeiros ficariam sem se renovar.
E os tamanduás? Ah, que tristeza seria,
Sem suas línguas longas, e sua ousadia.
Os lindos pássaros do Cerrado a cantar,
Se algumas espécies sumirem, vão se calar.
O canto da arara-azul, tão majestoso,
Não poderíamos ouvir, seria doloroso.
E os animais noturnos, como o lobo-guará,
Se diminuírem em número, que tristeza será!
Eles ajudam a controlar os bichos daqui,
Sem eles, poderíamos ter problemas por aí.
As plantas do Cerrado, com tanta diversidade,
Também sofrem com a diminuição da felicidade.
Sem as abelhas polinizando com seu zumbido,
As flores não dariam frutos, e o ecossistema ficaria comprometido.
O Cerrado é um tesouro que devemos preservar,
Para as crianças, as futuras gerações herdar.
Vamos cuidar das espécies, protegê-las com amor,
Para que o Cerrado continue exalando seu esplendor!
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Uma das consequências da diminuição ou extinção de algumas espécies do Cerrado mencionadas no poema tem sido o/a
(A) aumento da diversidade de plantas.
(B) redução das interações ecológicas no ecossistema.
(C) melhoria da qualidade do ar na região.
(D) aumento da população de animais noturnos.
QUESTÃO 2
Segundo a autora, se as abelhas desaparecessem do Cerrado ocorreria a/as
(A) polinização das flores seria interrompida, impedindo a formação de frutos.
(B) plantas do Cerrado se adaptariam e encontrariam outras formas de reprodução.
(C) flores passariam a ser polinizadas por aves migratórias.
(D) população de abelhas de outras regiões migraria para o Cerrado para ocupar o espaço vago.
QUESTÃO 3
Por que é importante preservar as espécies do Cerrado mencionadas no poema?
QUESTÃO 4
Para ajudar na conservação do Cerrado e a proteção de suas espécies, redija uma frase de conscientização para a sociedade.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduada em: – Pedagogia e graduanda em Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (GOEF04CI12) Analisar as consequências da diminuição ou da extinção de algumas espécies do Cerrado. |
Referências: | Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. BIOMA CERRADO, EMBRAPA, 2023. Disponível em: <https://www.embrapa.br/contando-ciencia/bioma-cerrado>. Acesso em: 15 fev. 2024. CERRADO, Brasil Escola, 2023. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/cerrado.htm>. Acesso em: 15, fev. 2024. Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. |