Esta proposta de atividade de Geografia com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Relações comerciais do Brasil
As relações comerciais são fundamentais para a economia de qualquer país, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento econômico e no posicionamento da nação em cenário internacional. O Brasil é um importante player global, possui econômica diversificada e destaca- se no cenário internacional pela exportação de commodities (produtos primários, negociados no mercado internacional com nenhuma ou pouca transformação).
As relações comerciais podem ser compreendidas pelo intercâmbio de bens e serviços entre diferentes entidades econômicas, como países, empresas e indivíduos, com o objetivo de atender às necessidades e demandas de cada parte envolvida. É uma troca econômica que envolve a compra, venda, importação e exportação de produtos e serviços.
O Brasil tem acordos comerciais e parceiros de diferentes regiões do globo, relações econômicas marcadas pelo comércio de bens e serviços. A China é, atualmente, o principal parceiro econômico brasileiro, seguida pela União Europeia e os Estados Unidos.
Em 2022, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a China foi a principal parceira econômica do Brasil, sendo responsável por aproximadamente 31% da exportação brasileira, contra apenas 11% dos Estados Unidos, o segundo colocado. O país asiático é o maior importador de commodities brasileiras, como soja, minério de ferro e petróleo. Além disso, a China também tem investido significativamente em setores estratégicos da economia brasileira, como energia, infraestrutura e tecnologia. Essa parceria tem impulsionado o crescimento econômico do Brasil nas últimas décadas.
Em cenário global, o Brasil vem buscando expandir suas relações comerciais através da participação em acordos comerciais bilaterais e multilaterais. O país é membro do Mercosul, além disso de ser membro do BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que busca fortalecer a cooperação econômica entre os países membros.
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Observe a imagem e responda.
a) Dentre os países listados, considerando não apenas o destino da carne bovina qual é o principal parceiro econômico do Brasil?
b) Quais países Europeus aparecem na imagem?
QUESTÃO 2
Atualmente a China é a principal parceira econômica do Brasil, mais de um quarto das exportações brasileiras são destinadas ao país asíatico. Em 2022, de acordo com o Ministério da Economia, foram mais de 90 bilhões de dólares em exportação. Assinale a alternativa correta dos produtos mais exportados pela China.
(A) Veículos automotores e minério de ferro.
(B) Soja, minério de ferro e petróleo.
(C) Aviões e soja.
(D) Algodão e tecnologia de ponta.
QUESTÃO 3
Em 2022, de acordo com o Ministério da Economia, o Brasil registrou superávit, ou seja, exportou mais do que importou, fechando a balança comercial neste ano com 61,8 bilhões de dólares. Considerando exportação e importação os principais parceiros comerciais do Brasil são:
(A) Estados Unidos e China, o primeiro como principal importador e o segundo exportador.
(B) A China é a principal parceira econômica brasileira considerando as importações e exportações.
(C) A Argentina é o principal destino das exportações brasileiras e os Estados Unidos é o país de quem o Brasil mais importa.
(D) União Europeia e China são os principais parceiros econômicos brasileiros, a União Europeia é para quem o Brasil mais vende seus produtos e serviços.
QUESTÃO 4
Qual é a crítica presente na Charge do Genildo no que diz respeito às relações comerciais entre a China e o Brasil?
Autoria: | Ailton Silva |
Formação: | Geografia |
Componente curricular: | Geografia |
Habilidade: | (EF09GE10-B) Conhecer as relações comerciais do Brasil com países europeus, asiáticos e da Oceania. |
Referências | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 9° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. HIRATUKA, C; SARTI, F. Relações econômicas entre Brasil e China: Análise dos fluxos de comércio e investimento direto estrangeiro. Disponível em:<https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/rtm/160331_rtm_vol2_n1_relacoes_economicas.pdf>. Acesso em: 15, maio. 2023. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Resultados da Balança Comercial Brasileira de 2022. Disponível em:https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/Balanca2022.pdf>. Acesso em: 15, maio. 2023. SILVA, L. G. et al. Comércio Brasil-China e seus três pilares: soja, petróleo e minério de ferro. Disponível em:<https://opeb.org/2021/04/24/comercio-brasil-china-e-seus-tres-pilares-soja-petroleo-e-minerio-de-ferro/>. Acesso em: 15, maio. 2023. |