É muito importante saber economizar e organizar o dinheiro que você recebe.
No vídeo abaixo, você aprenderá a importância de guardar o seu dinheiro. Se você está aprendendo a ler, peça ajuda aos seus pais nas leituras das atividades apresentadas depois do vídeo.
(“História para crianças – PASSEIO NA FEIRINHA DE ARTESANATO”, do canal Finanças.com.crianças / Renata Davite Fernandino)
Você gostou da história? Você também vai à feira com seus pais? O que você gosta de comprar quando vai à feira?
A personagem Mari guardou um pouco de dinheiro e o Juca gastou tudo comprando balinhas, picolé e outros doces.
Qual das duas atitudes está correta?
E você, o que faz quando ganha um dinheiro?
A mãe de Mari e Juca ensinou aos dois que existem 3 maneiras de separar o dinheiro. Você se lembra de quais maneiras são essas? Relembre, no quadro abaixo:
3 MANEIRAS DE POUPAR E GUARDAR SEU DINHEIRO: O QUE EU QUERO COMPRAR NO PRESENTE? O QUE EU QUERO COMPRAR DAQUI A UM TEMPO? O QUE EU QUERO COMPRAR NO FUTURO? |
Para cada tipo de gasto, você precisa juntar dinheiro em um cofrinho diferente. A quantidade de dinheiro guardado vai variar pelo quanto você recebe e também pelo que é mais importante para você, ou seja, pelas suas prioridades.
O que você gostaria de comprar com o dinheiro guardado no 1º cofrinho?
O que você gostaria de comprar com o dinheiro guardado no 2º cofrinho?
O que você gostaria de comprar com o dinheiro guardado no 3º cofrinho?
Olhe para os três cofrinhos abaixo e o dinheiro que tem neles.
- Quantos reais têm em cada cofrinho?
- Você conseguiria trocar todo o dinheiro do cofrinho da tampa rosa por apenas uma cédula? Qual?
- Por quantas moedas de 1 real você consegue trocar o dinheiro do cofre da tampa branca?
Que tal construir agora seus próprios cofrinhos?
Veja, no vídeo a seguir, como fazer. Peça ajuda para alguém da sua casa. É super fácil e são utilizados materiais que você já tem em casa. Não se esqueça de colocar em prática o que você aprendeu, explicando para a sua família a importância de usar os 3 cofrinhos.
(“Cofrinho de Rolo de Papel”, do canal MostrandoComoseFaz)
Será que você precisa sair comprando tudo o que vê pela frente?
Como você pode se organizar para comprar só o que é necessário e ainda guardar dinheiro para quando precisar?
Leia, com a ajuda da família, a tirinha abaixo e perceba a necessidade do consumo consciente:
Agora, responda:
Quem são os personagens dessa história?
Em que local os meninos estão fazendo compras? Como você sabe?
O que o Marcelinho queria falar para o Cascão no primeiro quadrinho?
No último quadrinho, Marcelinho mostra um vidro de xampu e um sabonete e ainda fala para o Cascão “Você precisa mesmo disso!”. O que ele quis dizer?
Você percebeu que o Cascão pensou que Marcelinho falaria para ele não gastar seu dinheiro, comprando produtos que não precisava?
O que você achou da aventura pelo conhecimento que fizemos hoje?
Aguardamos vocês, em breve, para novas aventuras!
Tchau tchau!
————–
Se tiver curioso para saber mais, acesse os links abaixo.
(Matemática para crianças – adição com dinheiro @escolinhadojg – Canal JG e papai Cello).
https://trovoacademy.com/dinheiro/personagem-economizar-dinheiro/
(Turma da Mônica tem Personagem que Ajuda Economizar Dinheiro – 4 Tirinhas – site Trovo Academy Copyright © 2020).
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – A, B e C – Educação Financeira e Empreendedorismo
Componentes | Habilidades: |
Matemática | (EF01MA19-A) Reconhecer moedas e cédulas, nomeá-las e identificar como fazer trocas de moedas por outras;(EF01MA19-C) Relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante; (EF01MA02-B) Associar quantidades, fazendo correspondência de objetos;(EF01MA02-D) Registrar quantidade utilizando-se de recursos pessoais: dedos das mãos e pés, pedrinhas, palitos. |
Português | (EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio do professor ou com certa autonomia. (EF15LP18) Relacionar textos com ilustrações e outros recursos gráficos (leitura multissemiótica). (EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes, recados e cartas, entre outros, em meio impresso e/ou digital, entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |