Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental anos iniciais.
Lendas
Olá estudantes!
Vocês conhecem alguma história misteriosa?
Vocês sabiam que existem histórias muito antigas, contadas pelas pessoas para explicar coisas estranhas ou sobrenaturais?
Essas histórias são conhecidas como lendas.
A lenda é um gênero textual transmitido oralmente buscando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Elas variam de acordo com o local e o narrador, e podem ajudar a compreender a cultura e os costumes dos povos que as criaram.
Apresentam personagens fantásticos, lugares mágicos e ensinamentos morais, além de serem divertidas de ouvir.
Alguns exemplos de lendas conhecidas são Saci-Pererê, Curupira, Iara e Lobisomem, entre outras.
Conheça agora a lenda do Curupira:
Os textos narrativos lendas podem ser divididos em: lendas urbanas, rurais, indígenas, entre outras.
- Lendas urbanas: narrativas sobre os grandes centros urbanos;
- Lendas rurais: estão relacionadas ao campo e ao mundo rural;
- Lendas indígenas: contam histórias das tradições e crenças dos povos nativos.
Atividades
1- A lenda é um gênero textual transmitido oralmente buscando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Conheça a lenda seguinte:
a) Qual é a lenda que você leu?
b) Esse texto é organizado em:
( ) versos e estrofes ( ) parágrafos e linhas
c) Qual é o tema da lenda?
2- Qual é a principal característica do gênero textual lenda? Marque a resposta correta:
(A) Apresenta fatos históricos comprovados cientificamente.
(B) Busca explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
(C) Apresenta temáticas sobre ensinamentos de valores.
(D) É um gênero textual escrito apenas por autores famosos.
(E) É um texto criado pelo povo sobre acontecimentos reais.
3- Assinale a opção que não responde: Qual a importância das lendas?
(A) Conhecer histórias diferentes.
(B) Ajudam a compreender a cultura e os costumes de um povo.
(C) Conhecer temas diversos
(D) Aprimorar a leitura.
(E) Apresentar a origem real de um determinado elemento.
4- Agora é com você! Que tal produzir uma lenda? Escolha elementos da cultura local (Cerrado, pequi, pamonha, lobo-guará e etc) construa uma pequena lenda. Como a sua lenda vai se chamar? Quais as personagens?
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades: | (GO-EF35LP32) Ler contos populares, utilizando diferentes estratégias de leitura como mecanismos de interpretação de textos: formulação de hipóteses (antecipação e inferência); verificação de hipóteses (seleção e checagem);(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto. |
Referências: | 2020. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: https://cee.go.gov.br GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2023. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |