ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
MORFOLOGIA E HÁBITOS DOS ANIMAIS
Ei, criançada! Vocês sabiam que os animais são superdivertidos não só por sua personalidade, mas também por sua forma e estrutura? Vamos aprender um pouquinho mais sobre isso?!
Cada animal tem sua própria morfologia, ou seja, a forma como ele é construído. Alguns têm patas curtas e largas, outros têm caudas compridas e peludas, e outros ainda têm bicos longos e afiados. Tudo isso ajuda os animais a se adaptarem ao seu ambiente e a se defenderem de possíveis predadores.
Por exemplo, os pássaros têm bicos curvos e pontiagudos, o que os ajuda a quebrar sementes e pegar insetos. Já os leões têm garras afiadas e dentes pontiagudos, o que os ajuda a caçar e se proteger.
Além disso, cada animal tem sua própria pelagem e coloração, que pode ajudá-los a se camuflar e se esconder ou a chamar a atenção de possíveis parceiros durante a época de acasalamento.
Mas não é só a aparência externa que importa! Os órgãos internos dos animais também são superimportantes para sua sobrevivência. Os pássaros, por exemplo, têm pulmões muito eficientes que os ajudam a voar por longas distâncias, enquanto os tubarões têm brânquias que lhes permitem respirar debaixo d’água.
Legal, né? A morfologia dos animais é tão diversa e interessante quanto suas personalidades! E é por isso que devemos valorizar e respeitar todos os seres vivos que compartilham o nosso planeta. Então, da próxima vez que você vir um animal, observe suas características e admire toda a beleza da natureza!
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
De acordo com o texto, qual é a definição de morfologia dos animais? Marque um X na alternativa correta.
(A) A personalidade dos animais.
(B) A forma como os animais são construídos.
(C) A forma como os animais se comportam.
(D) A forma como os animais se alimentam.
QUESTÃO 2
De acordo com a autora, qual é a importância dos órgãos internos dos animais? Marque um X na alternativa correta.
(A) Ajudar os animais a se adaptarem ao ambiente.
(B) Ajudar os animais a se defenderem de possíveis predadores.
(C) Contribuir para a pelagem e coloração dos animais.
(D) Contribuir para a sobrevivência dos animais.
QUESTÃO 3
Por que é importante valorizar e respeitar todos os seres vivos que compartilham o nosso planeta?
QUESTÃO 4
Ligue os animais ao tipo de alimentação adequada.
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduada em: – Pedagogia e graduanda em Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF03CI04-B) Identificar características dos animais mais comuns e classificá-los quanto ao modo de vida: o que comem, como se reproduzem, como se deslocam. |
Referência (s): | ANIMAIS, Escola Kids, 2024. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/os-animais.htm>. Acesso em: 22 jan. 2024. APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021. COELHO, Geslie. Ciências, Vivências e Descobertas, 3º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012. LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021. PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |