Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Ideal de moça – Cora Coralina
Cora Coralina é uma das mais importantes escritoras brasileiras, conhecida por sua poesia e prosa sensível e cheia de lirismo, que retrata a vida simples e cotidiana das pessoas do interior do Brasil. Ela escreveu muitos contos que abordam os valores de uma sociedade conservadora e cheia de estigmas com relação a figura da mulher. O conto Ideal de moça é um delicado exemplo da sua singularidade e preocupação com os mais desvalidos.
Ideal de moça narra a história de uma jovem chamada de “Totinha” que ficara órfã de seus pais e acabou sendo criada por sua madrinha. A mãe de Totinha não teve grandes honrarias e recebeu enterro simples, porém muito prestativa a madrinha cuidara muito bem de sua afilhada Totinha e a manteve por anos no colégio. Com o passar do tempo veio o casamento, sem muito saber de seu marido casou-se, teve sua casa e seus filhos, mas sem muitas explicações o marido a deixou. Para criar seus filhos, Totinha trabalhou muito, lavava roupas, fazia serviços domésticos e limpava tripas no rio. O narrador se aproxima de Totinha, pois observa seu esforço e a procura para sabe se ela tem algum sonho. Quão grande é sua surpresa, pois o sonho de Totinha era ter um desmaio em público, pois a própria confessa ter presenciado o desmaio de uma moça que participava do coro em seus tempos de mocidade. O conto Ideal de moça é um exemplo especial da refinada escrita de Cora Coralina, sua singularidade ao tratar dos problemas sociais enfrentados pelas mulheres no século passado, o abandono, a fragilidade e as cobranças matrimoniais. Cora Coralina se apropria dos relatos humildes e promove uma reflexão sobre os sonhos íntimos, aqueles que são roubados pelo destino.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O início da narrativa Ideal de moça é severamente marcado pela morte. Mencione qual o familiar da protagonista torna-se ausente em detrimento da morte?
QUESTÃO 2
Totinha foi uma moça dedicada e muita trabalhadeira, aprendeu as lições escolares e os afazeres domésticos, extremo esforço a espera de um:
(A) testamento
(B) casamento
(C) trabalho remunerado
(D) reconhecimento familiar
QUESTÃO 3
Totinha ainda órfã, em nenhum momento ficou desamparada, recebeu todos cuidados necessários e continuou por muito tempo no colégio. Quem a ajudou?
QUESTÃO 4
O término da narrativa é marcado por um diálogo entre a voz narrativa e Totinha, que aponta o grande sonho de Totinha, ou seja, o seu ideal. Aponte a alternativa que menciona este sonho
(A) ter um filho
(B) casar-se novamente
(C) voltar a cantar
(D) ter um desmaio
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0622) Analisar a estrutura composicional de diferentes gêneros para compreender sua finalidade, considerando a situação comunicativa (interlocutores, finalidade, circulação, organização, estrutura e tema do texto); utilizando assuntos de relevância social, para se referir a gostos, preferências e ações em progresso, bem como formular os próprios pontos de vista |
Referências bibliográficas: | DENÓFRIO, Darcy França. Retirando o véu de Ísis: contribuição às pesquisas sobre Cora Coralina. In: DENÓFRIO, Darcy França; CAMARGO, Goiandira Ortiz de (Orgs.). Cora Coralina: celebração da volta. Goiânia: Cânone Editorial, 2006. ELIAS, Norbert. A solidão dos moribundos seguido de envelhecer e morrer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. CORALINA, Cora. O tesouro da casa velha. 5. ed. São Paulo: Global, 2002. CORALINA, Cora. Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1965. |