ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-personagens-de-circo-e-elementos-de-parque-de-diversoes_21849630.htm?query=circo#from_view=detail_alsolike >. Acesso em 18 de abr. 2023.
O MOVIMENTO E A ALEGRIA DO CIRCO
AS ATIVIDADES CIRCENSES SÃO UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA SEREM TRABALHADAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PORQUE ALÉM DE PROPORCIONAR MOMENTOS DE DIVERSÃO, ELAS ESTIMULAM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES FÍSICAS (FORÇA, RESISTÊNCIA, FLEXIBILIDADE, AGILIDADE E VELOCIDADE) E COGNITIVAS (CAPACIDADES INTELECTUAIS E EMOCIONAIS).
UMA DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES CIRCENSES É A ACROBACIA, QUE PODE PRATICADA POR CRIANÇAS DE DIFERENTES IDADES E HABILIDADES. ELA ENVOLVE MOVIMENTOS DE EQUILÍBRIO, FORÇA E FLEXIBILIDADE, E PODE SER REALIZADA COM MATERIAIS COMO COLCHONETES, ESPUMAS E OBSTÁCULOS.
OUTRA OPÇÃO É O MALABARISMO, QUE CONSISTE EM MANUSEAR OBJETOS COMO BOLAS, AROS E CLAVES. ESSA ATIVIDADE AJUDA A DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA E A CONCENTRAÇÃO, ALÉM DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE DOS ESTUDANTES NA CRIAÇÃO DE NOVAS SEQUÊNCIAS DE MOVIMENTOS.
AS ATIVIDADES CIRCENSES TAMBÉM PODEM INCLUIR MÁGICA E INTERPRETAÇÃO DO PERSONAGEM, PRINCIPALMENTE O PALHAÇO, ONDE ACONTECE A CRIAÇÃO DE PERSONAGENS DIVERTIDOS E ENGRAÇADOS COM MUITA CRIATIVIDADE. ALÉM DE ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO, ESSA ATIVIDADE AJUDA A DESENVOLVER HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS, COMO A EMPATIA E O RESPEITO PELO OUTRO.
O OBJETIVO PRINCIPAL DESTAS ATIVIDADES NÃO É FORMAR EXCELENTES ARTISTAS, MAS SIM QUE VOCÊ EXPERIMENTE AS PRÁTICAS CORPORAIS DA CULTURA CIRCENSE. POR FIM, AS ATIVIDADES CIRCENSES SÃO UMA FORMA DIVERTIDA DE PROMOVER A INCLUSÃO E O RESPEITO À DIVERSIDADE, UMA VEZ QUE PERMITEM QUE TODOS PARTICIPEM E EXPRESSEM SUA INDIVIDUALIDADE DE DIFERENTES MANEIRAS.
QUESTÃO 1
“O MALABARISMO CONSISTE EM MANUSEAR OBJETOS COMO _______________________, AROS E CLAVES”. MARQUE A ALTERNATIVA COM A PALAVRA QUE COMPLETE A FRASE CORRETAMENTE.
(A) CARRO
(B) LEÃO
(C) BOLA
(D) CIRCO
QUESTÃO 2
MARQUE A ALTERNATIVA QUE NÃO REPRESENTA UMA HABILIDADE FÍSICA.
(A) FORÇA
(B) VELOCIDADE
(C) TRISTEZA
(D) FLEXIBILIDADE
QUESTÃO 3
COMPLETE A FRASE COM AS PALAVRAS DA TABELA:
CORPO | CIRCO | FÍSICA |
AS ATIVIDADES DO ____________________ SÃO UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA SEREM TRABALHADAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO _____________________ PORQUE PROPORCIONAM MOMENTOS DE DIVERSÃO E DESENVOLVIMENTO DO ___________________.
QUESTÃO 4
ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS, AS 5 PALAVRAS DA TABELA ABAIXO QUE REPRESENTAM ATRAÇÕES DO CIRCO.
MÁGICA | ACROBACIA | MALABARISMO | TRAPEZISTA | PALHAÇOS |
Q | W | E | R | T | Y | U | I | I | Ç | A |
T | R | A | P | E | Z | I | S | T | A | C |
S | S | Z | X | C | V | B | N | M | A | R |
C | D | Q | S | C | W | B | F | D | S | O |
V | F | M | Á | G | I | C | A | T | D | B |
B | G | X | Y | Q | W | E | R | B | F | A |
G | H | C | H | Q | Y | B | V | S | G | C |
T | J | B | S | D | F | G | H | B | H | I |
A | P | A | L | H | A | Ç | O | S | J | A |
M | A | L | A | B | A | R | I | S | M | O |
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF02EF07) Vivenciar, fruir e identificar movimentos básicos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança. (GO-EF02EF09) Praticar e fruir movimentos básicos da ginástica geral que possibilitem autoconhecimento do corpo, reconhecendo sua possibilidades, potencialidades, limitações e respeitando as diferenças individuais. |
Referências | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º e 2º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |