O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
As áreas verdes urbanas
PROPOSTA DE ATIVIDADE
As áreas verdes urbanas
Os espaços verdes urbanos são considerados como um conjunto de áreas intra-urbanas que possuem cobertura vegetal, árvores (nativas e introduzidas), arbustos ou gramíneas, e que contribuem significativamente para a qualidade do meio ambiente e da vida urbana.
Esses espaços verdes ocorrem em diversos contextos: em domínios públicos; em áreas de preservação permanente; em canteiros centrais; em praças, parques, bosques e unidades de conservação urbana; em jardins institucionais e em terrenos públicos não edificados.
Alguns exemplos de espaços verdes urbanos em nossa cidade de Goiânia são: praças; parques da cidade; parques fluviais; parques de esportes; jardins botânicos; zoológicos; alguns tipos de cemitérios e trilhas de ligação entre espaços verdes.
Você sabia que Goiânia é uma das cidades mais arborizadas do Brasil?
Passo a passo da atividade
Passo 1 – Faremos uma pesquisa de campo.
Passo 2 – Converse com os seus familiares e busquem um parque ou praça, para visitar, tirem bastante fotos.
Passo 3 – Após a visita, pesquise o nome do lugar, endereço e faça um levantamento histórico da criação desse parque ou praça: sugiro que pesquise o por quê do nome, quando foi criado, importância dele para a região.
Passo 4 – Na escola converse com os seus colegas e professores e compartilhem informações sobre os parques ou praças visitados, façam uma enquete sobre qual foi o melhor parque apresentado.
Passo 5 – Organizem uma visita ao parque vencedor.
Habilidades | Componente: Ciências da Natureza Habilidades: (EF09CI12-B/C) Identificar os diferentes tipos de áreas verdes (parques urbanos, unidades de conservação etc.), justificando a importância destas para a preservação da biodiversidade, dos ecossistemas, como patrimônio nacional e para as populações humanas e atividades a elas relacionadas. Componente: Geografia Habilidades: (EF01GE03-C) Identificar, reconhecer e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público, como praças e parques, para o lazer e para diferentes manifestações. Componente: Arte Habilidades: (GO-EF03AR19-B) Criar e socializar cenas e esquetes teatrais, de forma individual e coletiva, partindo da improvisação, utilizando figurinos, maquiagem, adereços, cenário, objetos cênicos , ocupando diferentes espaços dentro da instituição escolar: palco, sala de aula, sala de leitura, quadra, corredores, pátio e no entorno dela: praças, calçadas, feiras, bosques, parques, espaços comunitários e espaços culturas. |