Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Disponível em: <Raízes Quadradas Matemática Raiz – Foto gratuita no Pixabay>- último acesso em 12 de março de 2023.
Relembrando a potenciação
A potenciação é a operação matemática usada para representar multiplicação com fatores iguais.
Veja o seguinte exemplo:
Conforme podemos observar, para resolver 5² (cinco elevado ao quadrado), devemos realizar uma multiplicação. O número 5 é a base e o número 2 é o expoente.
Potenciação com números inteiros positivos
Como a multiplicação de números positivos sempre resulta em um número positivo, sempre que a base de uma potência for um número positivo, o resultado da potência também será.
Exemplo:
Potenciação com números inteiros negativos
Nessa situação teremos duas possibilidades, observe:
1ª) Base negativa com expoente par:
Exemplo 1:
Exemplo 2:
Quando multiplicamos dois números negativos, o resultado é positivo, então podemos concluir que se tivermos na base um número negativo e expoente for par, o resultado será SEMPRE positivo.
2ª) Base negativa com expoente ímpar:
Exemplo 1:
Exemplo 2:
Veja que se tivermos na base um número negativo e expoente for ímpar, o resultado será SEMPRE negativo.
Relembrando a radiciação
“A radiciação é a operação matemática inversa da potenciação. Desta forma, podemos encontrar o resultado de uma raiz buscando a potenciação, que tem como resultado a raiz proposta.” (ASTH, 2021)
Quando o índice é 2 não precisamos escrevê-lo:
Exemplo:
Raiz quadrada com números inteiros
1°) Inteiros positivos:
2°) Inteiros negativos:
Sabemos que um número ao quadrado é sempre positivo. Isso nos leva a concluir que não é possível extrair raiz quadrada de um número negativo no conjunto dos números inteiros.
Radiciação com números inteiros
Levando em consideração a multiplicação com números inteiros podemos chegar às seguintes conclusões gerais:
1°) Como as potências de números negativos elevados a expoente par sempre tem resultado positivo, podemos concluir que: Não é possível calcular a raiz de um número negativo se o índice for par.
2°) Já as potências de números negativos elevados a expoente ímpar sempre tem resultado negativo, podemos concluir que: Podemos calcular a raiz de um número negativo se o índice for ímpar.
Exemplos:
Agora que você relembrou a potenciação e a radiciação, que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?
QUESTÃO 1
A área de um terreno quadrado é de 144 m2. Então para cercar completamente esse terreno são necessários quantos metros de cerca?
a) 72 metros
b) 24 metros
c) 36 metros
d) 48 metros
QUESTÃO 2
Em uma gincana escolar de matemática cada grupo deveria resolver uma expressão matemática. Um dos grupos sorteou a seguinte expressão:
A resposta correta dessa expressão numérica é:
a) -21
b) +21
c) -25
d) +25
QUESTÃO 3
Leia a situação a seguir e resolva usando a potenciação: “Para melhorar seu condicionamento físico, uma pessoa decidiu começar um treino dando três voltas em uma praça. A cada semana ela triplicará o número de voltas. Quantas voltas ela dará na sexta semana?”
QUESTÃO 4
Complete a cruzadinha com as palavras que faltam nas frases:
1. A ___________ representa uma multiplicação com fatores iguais.
2. O resultado de três elevado ao quadrado é ______________.
3. Se a base de uma potência for um número positivo, o resultado será ____________.
4. Potência com base negativa e expoente par terá resultado _____________.
5. Potência com base negativa e expoente ímpar terá resultado sempre _____________.
6. Uma potência com base 4 e expoente 2 é quatro elevado ao _____________.
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF07MA03-F) Utilizar as operações de potenciação e radiciação de números inteiros e as suas respectivas propriedades, identificando-as como operações inversas, em situações diversas. |
Referências | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 1° Bimestre; Goiânia, 2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. |