Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal, aquisição de novos saberes alusivos aos aspectos históricos – culturais do Bolero. Vamos aos estudos?
BOLERO – ASPECTOS HISTÓRICOS – CULTURAIS
Bolero, que dança é essa?
Quanto à sua origem há conjecturas e controvérsias
Algumas literaturas remontam a Espanha, mais especificamente na região de Andaluzia.
Outras correntes e fontes bibliográficas dizem que a dança ganhou notoriedade e popularizou-se em Cuba.
Concebida entre os séculos dezoito e dezenove, presente na cortes, no alto clero e nos salões nobres.
O primeiro registro da palavra Bolero que se sabe, foi inspirado no Bolero de Algodre, de origem árabe, onde “Boleras” representam (bolas) que ornavam os vestidos e
“Voleras” representam (voltas) imitando os bailados ciganos.
A dança Bolero apresenta raiz em uma versão da dança chamada Seguidilla, composta essencialmente por um sincretismo de ritmos hispanos – americanos.
Mais tarde, em meados do século vinte, viajou para vários lugares.
Perpassando principalmente os espaços frequentados por classes populares pobres.
Entre as danças sociais, foi a que mais teve destaque e notoriedade, aclamada pela sociedade rica e fina.
Reverenciada pela fidalguia, intitulada como “rainha do salão da aristocracia”.
Ao longo de sua história e evolução, polarizou-se em vários países da América latina.
Costa rica, Colômbia, Peru, República Dominicana, Venezuela, Uruguai, Brasil e Argentina
Rompendo outrora com o privilégio da burguesia.
Caracterizada como dança social de conotação romântica,
incorporada em bailes e em peças de dramaturgias.
Dança majestosa, do “abraço sem sobras”, com sinergia de passos suaves e lentos com cumplicidade e sincronia.
Trajes típicos, compõem o figurino dos dançarinos encantando o salão
Vestidos compridos decorados com boleras e brilhos, sapatos com salto alto, calça justa na cintura, na barra boca de sino.
Dois pra lá, dois pra cá, para frente e para trás, harmoniosamente, casais vão desenhando a coreografia.
Com movimentos de afastamento, no corte liso, leques e elementos de aproximação.
Giros, voltas, cruzados e trocadilhos mais elaborados e plasticidade nas poses de finalização.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
No final do século XIX e início do século XX, o Bolero ganhou notoriedade e foi nessa época que surgiram os primeiros passos e movimentos da dança. O país originário da dança Bolero corresponde a
(A) Argentina.
(B) Cuba.
(C) México.
(D) Brasil.
QUESTÃO 02
Analise a questão e assinale a alternativa correta. O Bolero apresenta raiz em uma dança chamada
(A) Seguidilla.
(B) Lundu.
(C) Catira.
(D) Toré.
QUESTÃO 03
Para responder em seu caderno. Qual a representatividade das palavras “Boleras” e “Voleras na dança Bolero?
QUESTÃO 04
Para responder em seu caderno. Qual o significado da expressão ” Abraço sem sobras”?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF08EF12) Vivenciar e fruir as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |