Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Disponível em: Relógio Tempo Minutos – Foto gratuita no Pixabay – último acesso em 12 de março de 2023.
ORIGEM DOS NÚMEROS
O desenvolvimento da Matemática está diretamente ligado ao desenvolvimento da humanidade.
Quando os seres humanos deixaram de ser nômades surgiu a necessidade de contar. Ao longo do tempo foram desenvolvidos diferentes sistemas de numeração.
Na história humana existiram vários sistemas de numeração antes do que usamos atualmente e eles tiveram sua contribuição na história humana.
Sistema de numeração Egípcio
O sistema de numeração dos egípcios é um dos mais antigos que conhecemos e muitos historiadores acreditam que surgiu há mais de 3500 anos A.C..
Esse sistema não era posicional e usava apenas sete símbolos:
Cada símbolo só poderá ser repetido por no máximo 9 vezes, quando completar 10 será trocado pelo próximo símbolo superior. Nesse sistema de numeração não havia o zero.
Sistema de numeração Romano
O sistema de numeração Romano também é muito importante, pois é usado atualmente em relógios, para representar séculos, capítulos de livros, etc.
Usa 7 letras para representar os números e diferente do sistema de numeração egípcio, é posicional, ou seja, a posição do símbolo interfere no número. Observe o valor correspondente a cada letra:
Imagem do arquivo pessoal
Para representar os números usando esse sistema de numeração devemos obedecer às seguintes regras:
1ª) As letras I, X, C, M não podem ser repetidas mais de três vezes.
Exemplos:
2ª) Quando aparecem juntas letras que representam valores diferentes temos duas possibilidades:
1ª possibilidade – Quando uma letra de menor valor aparece antes da letra de maior valor devemos efetuar uma subtração.
Exemplos:
2 ª possibilidade – Quando uma letra de maior valor aparece antes da letra de menor valor devemos efetuar uma adição.
Exemplos:
Agora que você já compreende os alguns sistema de numeração antigos, que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?
QUESTÃO 1
Aline estava fazendo a leitura de um livro onde os capítulos são apresentados usando algarismos romanos. Ela fez uma pausa na leitura após terminar o capítulo IX. Então o próximo capítulo que ela lerá é
a) Capítulo XI.
b) Capítulo X.
c) Capítulo XII.
d) Capítulo XV.
QUESTÃO 2
Disponível em:<Candomblé Festa Religião São – Foto gratuita no Pixabay>- último acesso em 12 de março de 2023
Leia o texto sobre o samba de roda do Recôncavo Baiano:
O Samba de Roda é um acontecimento popular festivo que combina música, dança e poesia. Surgiu no século XVII, na região do Recôncavo no Estado da Bahia, e vem das danças e tradições culturais dos escravos africanos da região. Além disso, contém elementos da cultura portuguesa, como a língua, a poesia e alguns instrumentos musicais.
SAMBA de Roda do Recôncavo Baiano. Unesco. Disponível em:<Bahia – Samba de Roda do Recôncavo Baiano | ipatrimônio (ipatrimonio.org)> Acesso em: 10 de março de 2023.
O samba de roda surgiu no século
a) 15
b) 16
c) 17
d) 18
QUESTÃO 3
Faça uma pesquisa e escreva um pequeno texto sobre as primeiras formas de contagem e o surgimento dos números.
QUESTÃO 4
Usando a numeração egípcia represente o ano em que você nasceu e o ano em que estamos. Em seguida, escreva esses mesmos anos usando o sistema de numeração romano.
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga. |
Habilidades: | (EF06MA02-A) Identificar os diferentes sistemas de numeração, Egípcio, Babilônico, Romano, Maia, Indo-Arábico, por meio da história da Matemática. (EF06MA02-B) Conhecer, compreender, comparar e diferenciar o uso dos diferentes sistemas de numeração, Egípcio, Babilônico, Romano, Maia, bem como as suas respectivas regras de composição. (EF06MA02-C) Reconhecer o sistema de numeração decimal, Indo-Arábico, a partir da história do número, relacionando com as necessidades humanas. (EF06MA02-D) Distinguir semelhanças e diferenças do sistema de numeração decimal com os sistemas de numeração, Egípcio, Babilônico, Romano e Maia. |
Referências | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 1° Bimestre; Goiânia, 2023. SAMBA de Roda do Recôncavo Baiano. Unesco. Disponível em:<Bahia – Samba de Roda do Recôncavo Baiano | ipatrimônio (ipatrimonio.org)> Acesso em: 10 de março de 2023. TOLEDO, M. Didática de matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997 |