Esta proposta de Educação Física integrada com matemática é destinada aos estudantes do terceiro período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS
Os jogos pré-desportivos são práticas corporais que têm como principal objetivo desenvolver, nos participantes, as capacidades físicas e técnicas, necessárias para praticar esportes. Ou seja, esses jogos são projetados para imitar e aprimorar as habilidades necessárias para a prática de um determinado esporte.
Eles são geralmente divertidos, competitivos, realizados em grupo, não seguem rigidamente as regras dos esportes e podem ser adaptados para diferentes idades e níveis de habilidades. Entre os jogos pré-desportivos podemos destacar o bobinho, queimada e pique-bandeira.
Os benefícios dos jogos pré-desportivos vão além do desenvolvimento de capacidades motoras específicas. Eles auxiliam na melhora das habilidades sociais e emocionais, como trabalho em equipe, comunicação, autoestima, humor e respeito mútuo.
Questão 1
O principal objetivo dos jogos pré-desportivo é
(A) desenvolver habilidades sociais e emocionais.
(B) preparar os participantes para a prática de esportes.
(C) proporcionar momentos de diversão e lazer.
(D) melhorar a agilidade e coordenação dos participantes.
Questão 2
O arremesso é um dos movimentos do basquete. Um jogo pré-desportivo que trabalha esse fundamento é a/o
(A) bobinho.
(B) pega-pega corrente.
(C) bola ao cesto.
(D) estafeta com bastão.
Questão 3
Como os jogos pré-desportivos podem contribuir para o fortalecimento de valores humanos?
Questão 4
Foi feita uma pesquisa com 80 estudantes da EJA de uma determinada escola municipal de Goiânia. O objetivo foi investigar quais jogos pré-desportivos os estudantes já vivenciaram. Observe o resultado da pesquisa:
JOGOS | QUANTIDADE DE ALUNOS |
Queimada | 80 |
Pega-pega | 66 |
Estafeta | 23 |
Bobinho | 70 |
Bola ao cesto | 16 |
Cinco cortes | 78 |
Segundo o tabela:
a) Qual jogo os estudantes mais experimentaram?
b) Qual jogo os alunos menos vivenciaram?
c) Escreva o nome dos jogos pré-desportivos em ordem crescente dos mais vivenciados.
d) E você, qual desses jogos você já experimentou?
Autoria | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0303) Vivenciar os jogos cooperativos e os jogos pré-desportivos, identificando-os e relacionando suas diferenças e semelhanças. (EJAMA0325) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos. |
Referências | REVERDITO, R. S., SCAGLIA, A. J. Pedagogia do Esporte. São Paulo: Phorte, 2009. |