ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO TRABALHAR GÊNEROS TEXTUAIS. O FOCO DO ESTUDO SERÁ GÊNERO TEXTUAL: RECEITAS.
TEXTO INSTRUCIONAL É UM GÊNERO TEXTUAL QUE TEM COMO PRINCIPAL CARACTERÍSTICA A INFORMAÇÃO.
ESTE TEXTO NADA MAIS É QUE UM TEXTO QUE PASSA INFORMAÇÕES DE MODO QUE INSTRUA O LEITOR A FAZER ALGUMA COISA.
A RECEITA CULINÁRIA É CONSIDERADA UM TEXTO INSTRUCIONAL OU SEJA, EXPLICA COMO FAZER ALGO. É UM TEXTO QUE VAI OFERECER A QUEM LÊ AS INSTRUÇÕES PARA FAZER ALGUMA A RECEITA.
NO CASO DE UMA RECEITA CULINÁRIA, ELA APRESENTA DUAS PARTES: INGREDIENTES (LISTA DE COISAS QUE SERÁ UTILIZADA NA RECEITA) E, MODO DE FAZER (EXPLICA PASSO A PASSO COMO PREPARAR O ALIMENTO).
TODA RECEITA CULINÁRIA POSSUI UM TÍTULO (NOME DO ALIMENTO QUE ESTÁ SENDO PREPARADO).
VEJA ESSA RECEITA:
QUESTÃO 1
RELEIA A RECEITA JUNTO COM A PROFESSORA DA SOPA DE FRANGO COM LEGUMES E MACARRÃO. EM SEGUIDA, FAÇA UMA LISTA DOS INGREDIENTES QUE PRECISO TER PARA FAZER A SOPA. NÃO É NECESSÁRIO COLOCAR AS QUANTIDADES.
- 300 GRAMAS DE PEITO DE FRANGO CORTADO EM CUBINHOS
- 3 BATATAS CORTADAS EM CUBINHOS
- 1 CENOURA RALADA
- 1 ABOBRINHA RALADA
- 3 FOLHAS DE COUVE CORTADAS BEM FININHAS EM TIRINHAS
- 2 TOMATES CORTADOS EM CUBINHOS
- 100 GRAMAS DE VAGEM PICADA
- 1/2 PIMENTÃO CORTADO EM CUBINHOS
- 1 CEBOLA PICADA
- 2 LITROS DE ÁGUA FERVENDO
- 1 TABLETE DE CALDO DE FRANGO
- 200 GRAMAS DE MACARRÃO DE SUA PREFERÊNCIA PARA SOPA (TEM QUE SER PEQUENO)
- SAL E PIMENTA A GOSTO
- QUEIJO RALADO
VAMOS LÁ? FAÇA A LISTA!
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
VOCÊ GOSTA DE PUDIM? FAÇA UM DESENHO BEM BONITO QUE REPRESENTE O PUDIM. VOCÊ SE LEMBRA DOS NOMES DOS INGREDIENTES QUE PRECISAMOS PARA FAZER UM PUDIM?
__________________________________________________
______________________________________________
_____________________________________________________________
________________________________________________________________
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/
COMPONENTE CURRICULAR: | LÍNGUA PORTUGUESA |
HABILIDADES: | (EF15LP01) IDENTIFICAR A FUNÇÃO SOCIAL DE TEXTOS QUE CIRCULAM EM CAMPOS DA VIDA SOCIAL DOS QUAIS PARTICIPA COTIDIANAMENTE (A CASA, A RUA, A COMUNIDADE, A ESCOLA) E NAS MÍDIAS IMPRESSA, DE MASSA E DIGITAL, RECONHECENDO PARA QUE FORAM PRODUZIDOS, ONDE CIRCULAM, QUEM OS PRODUZIU E A QUEM SE DESTINAM. (EF01LP18-C) RECONHECER, A PARTIR DE TEXTOS DE MEMÓRIA, AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE ESCRITA (LETRAS E PALAVRAS; RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA); ASPECTOS TEXTUAIS COMO: ORGANIZAÇÃO EM VERSOS, SEQUÊNCIA DE FATOS, RELAÇÃO ENTRE ELES, ARTICULAÇÃO DE IDEIA, CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL ETC. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA |