Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Acesso à Prática de Ginástica
No Brasil, temos um quadro social marcado por desigualdades e exclusões, que se refletem em diferentes aspectos da nossa vida cotidiana, inclusive, nos cuidados com o corpo e acesso a diversos bens e serviços relacionados à saúde, como por exemplo a prática de ginástica.
Quem pode pagar tem acesso a diversas formas de ginástica, como pilates, yoga, crossfit, entre outras. E assim, usufruem de todos os benefícios dessas práticas, tendo assim mais qualidade de vida.
Mas, grande parte da população não tem acesso a esses tipos de ginásticas e sequer sabem que existem. Muitas vezes são trabalhadores com perfil indicado para essas práticas, pessoas que necessitam dos benefícios que a ginástica pilates ou o crossfit podem proporcionar, mas não têm acesso a elas.
Para além de garantir a gratuidade de serviços públicos aos que não têm condições de pagar, é necessário investimento em educação, para se conhecer o próprio corpo e os princípios científicos da nossa fisiologia e da nutrição, por exemplo. Assim como, é necessário a valorização e qualificação do trabalhador, para que todos possam ter acesso aos benefícios proporcionados por essas práticas.
O acesso e a prática de ginástica não é apenas uma escolha individual. Em uma sociedade marcada pela desigualdade como a nossa, o acesso é esse tipo de prática depende do desenvolvimento de políticas públicas, como implantação de praças com equipamentos de ginástica adequados para todas as idades; pistas de caminhada, corrida e ciclovias; apoio das secretarias de saúde e esportes com profissionais para orientar a população; entre muitas outras políticas que poderiam ser implantadas.
A prática de ginástica é também uma questão econômica. Mesmo uma academia simples de bairro pode ser um grande sacrifício financeiro em uma família de baixa renda e com muitos membros. Em casos mais extremos, até mesmo a prática em praças públicas é complicada, tanto pelas condições para comprar calçados ou roupas adequadas, quanto até mesmo pelas condições do bairro, muitas vezes descuidado pelo poder público.
Questão 1
O acesso à prática de ginástica é uma questão
(A) individual apenas
(B) que também envolve políticas públicas e condições econômicas
(C) de escolha e decisão individual
(D) apenas de tempo livre
Questão 2
A valorização dos trabalhadores passa, além de outras questões, por políticas públicas voltadas para a saúde dos mesmos, como
(A) incentivo ao sedentarismo
(B) aumento da jornada de trabalho
(C) incentivo à prática de ginástica
(D) aumento da carga horária
Questão 3
Quais políticas públicas poderiam ser desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores?
Questão 4
Como os fatores econômicos podem limitar o nosso acesso à prática de ginástica?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre onde podemos praticar ginástica na nossa cidade.
Acesso à Prática de Ginástica
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0417) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da ginástica (EJAEF0418) Problematizar a relação entre ginástica e saúde |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |