Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de contos. Será possível reconhecer as características presentes no conto.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
O conto é um texto curto em que um narrador conta uma história desenvolvida em torno de um enredo – uma situação que dá origem aos acontecimentos de uma narrativa. Há poucos personagens e poucos locais, pois como a história é breve não é possível incluir vários lugares e personagens diferentes. Há vários tipos de contos: realistas, populares, fantásticos, de terror, de humor, infantis, psicológicos, de fadas. Conheça uma nova versão do conto “A Bela Adormecida”. Fique atento à história, identifique os pontos em comum e diferentes da versão original e a nova versão.
1- Quais semelhanças você identificou na versão apresentada e na versão original?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Quem são os personagens da história?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Agora, escreva quais são os principais momentos:
QUESTÃO 2
AGORA É A SUA VEZ! Pense em uma outra versão para o conto. Você pode ser um personagem ou apenas narrar a história. Onde se passará a história? Como é este cenário?Lembre-se que uma história precisa de início, meio e fim. O conto deve seguir a estrutura: introdução, desenvolvimento dos acontecimentos, momento de tensão – clímax, e solução – desfecho. Boa elaboração!
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. (EF35LP22-A) Perceber, na leitura, os verbos introdutórios da fala de terceiros (verbos de enunciação ou discendi) em casos de discurso citado (discurso direto; indireto; indireto livre). (EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |