Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
O argumento é constituído por uma série de raciocínios e evidências que indicam a veracidade de fatos que nos referimos, a fim de comprovar nossa opinião sobre um determinado tema. Ele visa convencer ou persuadir o indivíduo/leitor de que nosso posicionamento seja coerente. A forma de argumentar é responsável pela estruturação do texto e revela o caminho que escolhemos para defender nosso ponto de vista.
Os argumentos dão condições para sustentar a ideia central expressa no texto. O argumento é diferente do ponto de vista. Ele é utilizado para reforçar um ponto de vista.
Há certos conhecimentos que geralmente são mobilizados nos textos para sustentar uma ideia defendida pelo autor:
- dados históricos;
- dados de pesquisa, inclusive estatísticos;
- fala de especialistas (discurso de autoridade);
- exemplificações a partir de situações, dados da realidade, narrativas ou explicações;
- princípios gerais ou de senso comum (conhecimentos compartilhados universalmente).
Ao planejar e produzir um texto argumentativo, é necessário ter consciência dos argumentos que podem ser utilizados para comprovar a tese do seu texto. Veja, a seguir, tipos de argumento.
Argumento de Autoridade
Os argumentos de autoridade são baseados na citação ou referência a especialistas ou fontes confiáveis que apoiam uma afirmação. Esses argumentos são eficazes porque se fundamentam na credibilidade de quem fala.
Exemplo:
“A inclusão de educação emocional nas escolas é vital para o desenvolvimento integral dos alunos, como afirma a Dra. Maria Santos, psicóloga renomada na área da educação. Segundo ela, ‘alunos que desenvolvem habilidades emocionais tendem a ter melhores resultados acadêmicos e relacionamentos mais saudáveis’.”
Argumento de Princípio
Os argumentos de princípio são fundamentados em valores éticos ou morais. Eles se baseiam em crenças e convicções que orientam o comportamento humano e as decisões sociais.
Exemplo:
“É um princípio fundamental da educação garantir que todos os alunos tenham acesso não apenas ao conhecimento acadêmico, mas também ao desenvolvimento emocional. Acreditar que a educação deve formar cidadãos completos e conscientes é uma responsabilidade social inegável.”
Argumento de Evidência
Esse tipo de argumento baseia-se em dados, estatísticas ou resultados de pesquisas que comprovam uma tese. A comprovação dá suporte factual à afirmação, tornando-a mais robusta.
Exemplo:
“Pesquisas realizadas pela Universidade de São Paulo mostraram que 70% dos alunos que participaram de programas de educação emocional relataram uma melhora significativa em sua autoestima e habilidades sociais. Esses dados evidenciam a eficácia desse tipo de ensino.”
Argumento de Exemplificação
Os argumentos de exemplificação utilizam exemplos concretos para ilustrar uma ideia ou uma tese. Eles ajudam a tornar o argumento mais tangível e fácil de entender.
Exemplo:
“Um exemplo claro da importância da educação emocional pode ser visto na Escola da Esperança, que implementou um programa de habilidades sociais. Após um ano de aulas focadas na empatia e resolução de conflitos, a escola registrou uma redução de 50% nos casos de bullying entre os estudantes.”
Argumento de Consequência
Esse tipo de argumento explora as consequências de uma ação ou decisão, ressaltando o que pode ocorrer como resultado dela. Isso ajuda a demonstrar a importância da escolha que está sendo discutida.
Exemplo:
“Se não incluirmos a educação emocional no currículo escolar, corremos o risco de aumentar os índices de ansiedade e depressão entre os jovens. Estudo da Organização Mundial da Saúde indica que a falta de apoio emocional pode levar a problemas sérios de saúde mental no futuro.”
Em muitas ocasiões, prevendo que outras pessoas refutem a tese proposta no texto, o autor pontua o argumento oposto ao que ele apresentou para que sua ideia pareça mais forte.
Compreender e utilizar diferentes tipos de argumentos é fundamental para construir um discurso coerente e persuasivo. Argumentos de autoridade, princípio, evidência, exemplificação e consequência, quando empregados de maneira adequada, podem fortalecer sua posição e ajudar a convencer seu público. Ao se familiarizar com essas estratégias, você estará mais preparado para participar de debates, escrever ensaios e comunicar suas ideias de forma produtiva.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
Responda às questões a seguir.
QUESTÃO 1
O argumento de de causa e consequência trata da relação clara estabelecida entre fato ou constatação que é causa de outro fato ou constatação, ou seja, uma consequência. Veja o seguinte exemplo:
A violência no Brasil tem crescido porque as políticas públicas têm deixado de dar assistência aos jovens infratores.
No exemplo acima, o termo em destaque é a consequência, pois ele é o resultado da causa. Se perguntarmos qual é a causa do crescimento da violência no Brasil, teremos “a falta de assistência das políticas públicas”. Nos exemplos a seguir, identifique a causa e a consequência.
A) Pedro e João não receberão presentes de Natal porque seu pai está desempregado.
B) Clarice passou de ano porque se dedicou bastante aos estudos.
QUESTÃO 2
Leia o seguinte argumento:
Infelizmente, muitos jovens escondem-se nas drogas para tentar esquecer seus problemas. Essa realidade tem sido uma crescente no país. O que o governo e os cidadãos podem fazer para erradicar esse problema social?
No texto acima, a causa explícita é
(A) erradicar esse problema social.
(B) escondem-se nas drogas.
(C) tentar esquecer seus problemas.
(D) o que o governo e os cidadãos fazem.
QUESTÃO 3
Das alternativas abaixo, aquela que exemplifica um argumento baseado em autoridade é
(A) A pesquisa aponta que a prática regular de exercícios melhora a saúde mental.”
(B) “Segundo a Organização Mundial da Saúde, a prática regular de exercícios é essencial para a saúde.”
(C) “É evidente que, ao exercitar-se, a pessoa se sente mais disposta e saudável.”
(D) “Praticar exercícios é importante, pois traz benefícios comprovados.”
QUESTÃO 4
O autor de um texto, em muitas ocasiões, prevendo que outras pessoas refutem a tese proposta, pontua o argumento oposto ao que ele apresentou para que sua ideia pareça mais forte. Esse recurso é chamado de contra-argumento. Desenvolva contra-argumentos para os seguintes casos:
A) Há diversas canções nacionais que utilizam de variedades linguísticas com menos prestígio social.
B) A pandemia afetou drasticamente o ensino nas escolas brasileiras.
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF09LP03-C) Assumir posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação, princípio etc. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 3° Bimestre; Goiânia, 2022. |