Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 1º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
HISTÓRIA EM QUADRINHOS – OU HQ – É O NOME DADO À ARTE DE NARRAR HISTÓRIAS ATRAVÉS DE DESENHOS E TEXTOS EM SEQUÊNCIA, NORMALMENTE NA HORIZONTAL.
ESSAS HISTÓRIAS POSSUEM OS FUNDAMENTOS BÁSICOS DAS NARRATIVAS: ENREDO, PERSONAGENS, TEMPO, LUGAR E DESFECHO.
NO GERAL, APRESENTAM UMA LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL.
OS AUTORES UTILIZAM DIVERSOS RECURSOS GRÁFICOS NESSE GÊNERO TEXTUAL PARA TRAZER O LEITOR PARA “DENTRO” DA HISTÓRIA CONTADA.
PARA COMUNICAR AS FALAS DAS PERSONAGENS, POR EXEMPLO, SÃO EMPREGADOS BALÕES COM TEXTOS ESCRITOS.
O FORMATO DOS BALÕES TAMBÉM TRANSMITE DIFERENTES INTENÇÕES. COMO A FALA, UM PENSAMENTO, UM GRITO.
VAMOS ASSISTIR A VIDEOAULA E APRENDER UM POUQUINHO MAIS?
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
O QUE VOCÊ ESCREVERIA NOS BALÕES ABAIXO?
FONTE: https://i.pinimg.com/564x/3b/1e/c3/3b1ec37d3e67ee4f5de1880d1f282a0b.jpg
FONTE: https://i.pinimg.com/564x/3b/1e/c3/3b1ec37d3e67ee4f5de1880d1f282a0b.jpg
Autora: | Maria da Luz Santos Ramos |
Formação: | Professora Pedagoga, Doutora em Educação |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF15LP14) Construir o sentido de tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). (EF15LP18) Relacionar textos com ilustrações e outros recursos gráficos (leitura multissemiótica). |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 1° ao 5º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022. GOIÁS, Governo do Estado de. Secretária de Estado de Educação – Seduc/Consed. Documento Curricular para Goiás – Ampliado: Volume II Ensino Fundamental Anos Iniciais. Imagens: Canva.com |