Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
SABER CALCULAR É MUITO IMPORTANTE! VAMOS RELEMBRAR AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS?
QUE TAL RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES ABAIXO?
Questão 1
DONA CUCA É UMA GRANDE COZINHEIRA, ELA SABE FAZER VÁRIOS TIPOS DE DOCES E SALGADOS. PARA ORGANIZAR SUA PRODUÇÃO ELA FEZ UMA TABELA COM AS ENCOMENDAS DA SEMANA. VEJA:
AJUDE DONA CUCA A ORGANIZAR SUA TABELA COMPLETANDO-A COM O TOTAL DE ENCOMENDA. APÓS COMPLETAR A TABELA RESPONDA:
A) QUAL DIA DA SEMANA HOUVE A MAIOR ENCOMENDA?
B) QUAL DIA DA SEMANA HOUVE A MENOR ENCOMENDA?
C) NA SEGUNDA-FEIRA QUANTOS DOCES FORAM ENCOMENDADOS A MAIS QUE SALGADOS?
D) NA QUARTA-FEIRA QUANTOS SALGADOS FORAM ENCOMENDADOS A MAIS QUE DOCES?
Questão 2
A TABELA A SEGUIR MOSTRA A QUANTIDADE DE ENTRADAS VENDIDAS NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA EM UM PARQUE DE DIVERSÕES.
A) QUAL O TOTAL DE INGRESSOS VENDIDOS NO SÁBADO?
B) QUAL O TOTAL DE INGRESSOS VENDIDOS NO FINAL DE SEMANA?
C) NO DOMINGO, FORAM VENDIDAS QUANTAS MEIAS ENTRADAS A MAIS DO QUE INTEIRAS?
D) EM QUAL DOS DOIS DIAS FORAM VENDIDOS MAIS INGRESSOS? QUANTOS A MAIS?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 3º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
SAIBA MAIS
QUE TAL APRENDER A CACULAR COM UMA CALCULADORA FEITA POPR VOCÊ MESMO?
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidades estruturantes: | (EF02MA03-A) Explorar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção de objetos: contagem um a um, formação de pares, agrupamentos e estimativas. (EF02MA03-C) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência, um a um, dois a dois, para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos para tomada de decisões em situações do cotidiano. (EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida. (EF02MA09-A) Construir sequências de números naturais com diferentes procedimentos de contagem ascendente e descendente em escala de 2 em 2, 3 em 3, 5 em 5, 10 em 10, a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida, como na sequência de 5 em 5 em que a partir do 0 os números terminam em 0 ou 5 (0, 5, 10, 15, 20) e na sequência de 5 em 5 a partir do 2 os números terminam em 2 ou 7 (2, 7, 12, 17, 22). |
Referências: | CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. |