Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório.
Vamos responder a algumas questões?
Questão 1
Em uma sala de aula há 13 alunos, sendo eles 9 meninas e 4 meninos. Se a professora escolher um aluno aleatoriamente, qual a probabilidade de ser uma menina?
Questão 2
Em um recipiente havia 26 varetas, sendo 6 azuis, 8 vermelhas e 12 verdes, todas do mesmo tamanho. Se Vitor pegar uma vareta desse recipiente sem olhar, qual é a probabilidade de Vitor tirar uma vareta de cor verde?
Questão 03
Em um jogo de cartas, Emanoel lançou uma moeda para saber quem iria começar o jogo. Qual a probabilidade do lado “coroa” ficar voltado para cima?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 4º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
SAIBA MAIS
Pra você saber mais, assista ao vídeo que traz um cálculo bastante interessante que vai te levar a utilizar o raciocínio lógico matemático.
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidades estruturantes: | (EF03MA27-B) Ler e interpretar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas. (EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações. |
Referências: | CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. |