You are currently viewing Língua Portuguesa – Os modalizadores discursivos

Língua Portuguesa – Os modalizadores discursivos

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em:https://pixabay.com/images/id-2562325/. Acesso em: 01, dez. 22

Para refletir sobre os modalizadores discursivos, reflita a partir do seguinte exemplo. 

É necessário conhecer e utilizar esses mecanismos textuais que marcam os efeitos de sentidos no uso e fazem um diferencial na conversa, exposição e/ou escrita de quem os conhece para que a comunicação, seja ela oral ou escrita, seja efetiva.

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.  

Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 8º ano – 4º Bim – Videoaula 2 – Modalizadores Discursivos – Disponível em: <https://youtu.be/_GjURsUNdR8> Acesso em: 21, nov. 2022

Responda às questões a seguir.

QUESTÃO 1

Você já vivenciou situações em que foi convencido(a) de que o assunto poderia ter sido tratado de uma forma diferente? Como foi? 

QUESTÃO 2

Você já observou que a escolha das palavras ou expressões pode influenciar a tomada de decisão das pessoas? Cite uma situação em que esse fenômeno ocorre.

QUESTÃO 3

Leia as seguintes sentenças e explique o efeito de sentido provocado pelo modalizador destacado em cada uma delas.

É importante que Marisa cante.

É obrigatório que Marisa cante.

É certo que Marisa cante.

QUESTÃO 4

Leia o texto a seguir:

Bia,

Passei em sua casa para deixar o livro necessário para a apresentação na escola. Como você não estava, certamente, por ter ido à academia, deixei seu exemplar na caixa do correio. Ah, só lembrando: é urgente que você me envie os slides da apresentação ainda hoje, para deixarmos tudo organizado para amanhã. 

Um cheiro,

                     Karol

Reescreva o texto substituindo os modalizadores destacados por outros que mantenham o mesmo sentido.

QUESTÃO 5

QUESTÃO 6


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidade estruturante:(EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).
(EF07LP10) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: modos e tempos verbais, concordância nominal e verbal, pontuação etc.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022.
Dicionário Priberam de Língua Portuguesa. 2008- 2021. Disponível em https://dicionario.priberam.org/modalizar. Acesso em: 29 mar. 2021.