Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Produzindo reportagens
Olá estudante!
Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de reportagens.
Você já leu um texto em uma revista, jornal ou site que explica um assunto em detalhes, com informações claras e histórias interessantes? Esse texto provavelmente era uma reportagem!
A reportagem é um texto informativo que busca explorar um tema ou acontecimento de forma aprofundada, trazendo entrevistas, dados e diferentes pontos de vista. Ela vai além de apenas informar o que aconteceu; a reportagem explica o porquê, o como e o impacto de um fato.
A reportagem é um gênero versátil e pode assumir diferentes estilos de acordo com o objetivo do texto e a abordagem do jornalista. Esses estilos são: expositiva, interpretativa e opinativa.
A reportagem digital é uma versão adaptada da reportagem tradicional para o ambiente online. Ela aproveita os recursos multimídia da internet para tornar a experiência do leitor mais interativa e dinâmica.
A reportagem digital combina diferentes formatos, como:
- Vídeos para complementar a explicação de um tema.
- Áudios ou podcasts com entrevistas ou depoimentos.
- Infográficos animados para apresentar dados e estatísticas.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
A reportagem é um texto informativo que busca explorar um tema ou acontecimento de forma aprofundada, trazendo entrevistas, dados e diferentes pontos de vista.
Veja um trecho da reportagem:
A- Preencha a tabela:
B- Você prefere ler ou assistir reportagens?
_______________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
O objetivo principal de uma reportagem é
(A) apenas divulgar informações de forma rápida.
(B) explorar um tema de forma aprofundada.
(C) entreter o público com histórias fictícias.
(D) criar polêmicas sobre assuntos diversos.
QUESTÃO 3
A reportagem digital é
(A) um texto informativo publicado em revistas impressas.
(B) uma versão adaptada da reportagem para o ambiente online.
(C) um gênero artigo de opinião exclusivo para redes sociais.
(D) um texto curto, objetivo que não utiliza recursos multimídia.
QUESTÃO 4
Você sabe o que é importante para fazer uma boa reportagem?
Agora é com você! Escreva uma reportagem sobre a sua escola. Escolha um tema que chame sua atenção: pode ser uma pessoa especial (um professor, funcionário ou colega), um espaço que você gosta (como a biblioteca, o pátio, a quadra ou a sala de informática) ou até a história da escola, incluindo curiosidades sobre suas fundadoras ou momentos marcantes.
Para deixar sua reportagem mais interessante e completa, busque informações que reforcem o que você vai contar: faça entrevistas, inclua frases marcantes, adicione imagens, cite números ou dados importantes e explore fatos curiosos. Não se esqueça de criar um título criativo e atraente para o seu texto.
Capriche na produção e mostre o que faz da sua escola um lugar único e especial!
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital,respeitando pontos de vista diferentes. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF05LP17) Produzir roteiro para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |