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Educação Física – Step e obesidade

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

STEP E OBESIDADE

O step é uma modalidade aeróbica de ginástica de academia que consiste em movimentos coreografados usando o próprio peso corporal e uma plataforma elevada.

Além de melhorar o condicionamento físico, o step pode auxiliar no tratamento e prevenção da obesidade, que é uma condição que vem se tornando cada vez mais presente na sociedade.

A obesidade é uma doença crônica complexa e multifatorial, que é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Ela pode resultar em alterações metabólicas, dificuldades respiratórias e problemas no aparelho locomotor. Além disso, ela representa um fator de risco para diversas patologias cardiovasculares, diabetes tipo II e certos tipos de câncer.

QUESTÃO 1

Leia o texto:

Atualmente, existe uma variedade de práticas corporais que se adequam às preferências individuais. A ginástica é uma dessas opções, oferecendo uma diversidade de modalidades que visam melhorar a saúde e o bem-estar. Um exemplo é o step, que é uma ginástica de academia que se tornou popular na década de 80, impulsionado pela professora norte-americana Gin Miller.

A informação explícita no texto é que

(A) a ginástica é uma modalidade que não se adapta a diferentes preferências.

(B) o step é uma modalidade de ginástica competitiva praticada nas ruas.

(C) a ginástica possui uma variedade de modalidades, como o step.

(D) o step foi popularizado na década de 80 por uma professora alemã.

QUESTÃO 2

O step é uma modalidade de ginástica de academia que se caracteriza

(A) pela execução de movimentos dançados no meio aquático.

(B) por movimentos coreografados em uma plataforma elevada.

(C) pela prática de exercícios de força utilizando pesos livres.

(D) por exercícios de alongamentos ritmados e ensaiados.

QUESTÃO 3

O step, quando praticado rotineiramente, oferece grandes benefícios à saúde, sendo que um deles é auxiliar no tratamento e prevenção da obesidade. Sobre a obesidade, identifique as alternativas verdadeiras.

( ) A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal.

( ) A obesidade é uma doença causada somente pelo sedentarismo.

( ) A obesidade é uma doença crônica e de rara frequência na sociedade atual.

( ) A obesidade aumenta o risco de desenvolvimento de diversas doenças.

QUESTÃO 4

Uma das formas, a nível populacional, de definir se o peso está adequado à altura é calculando o índice de massa corpórea, o IMC, que se dá através do peso dividido pelo resultado da multiplicação da altura x altura. O resultado desta operação é capaz de determinar se a pessoa está com peso normal, sobrepeso ou obesidade. Observe a tabela abaixo:

Fonte: acervo pessoal/Canva

Agora responda:

a) Um homem de 61 anos está com o IMC de 32 kg/m². Ele pode ser considerado obeso? Justifique.

b) Pegue a calculadora e calcule o seu IMC. Posteriormente, compare o valor obtido com os dados da tabela e identifique se você está com peso normal, com sobrepeso ou obeso.

SAIBA MAIS

Para obter informações adicionais sobre a identificação da obesidade, compreender os locais do corpo com maior acúmulo de gordura e reconhecer quando isso se torna perigoso, bem como entender as principais complicações e patologias associadas à obesidade, assista ao vídeo abaixo da Dra. Luciana Sanches, especialista em endocrinologia e metabologia do Hospital do Coração de Goiás.

Canal Jordana Martins. Obesidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gF6ZzIrs1mo

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0317) Refletir e problematizar sobre a relação ginástica com a saúde, o trabalho, o lazer e a qualidade de vida.
(EJALP0316) Identificar informações explícitas em textos.
ReferênciasPÔRTO, Graziele Magnus. Os processos didáticos das aulas de ginástica: step training. [S.l. : s.n.], 2016.
FLORES, Amanda. Ginástica em academia: compreensões sobre o planejamento de aulas em Salvador. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA – SBEM. Sobrepeso e obesidade: Diagnóstico, 2004. Disponível em: <http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/089.pdf> Acesso 01 de dezembro de 2022.