Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Roda de jornal
Olá estudante!
Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo o estudo de textos jornalísticos.
O jornal e a reportagem têm uma relação essencial e complementar, pois a reportagem é um dos gêneros textuais que compõem o conteúdo de um jornal.
O jornal é um veículo de comunicação que organiza e publica informações sobre fatos relevantes para a sociedade. Ele apresenta diferentes tipos de conteúdo, divididos em seções como política, esportes, cultura e economia, ajudando as pessoas a se manterem informadas sobre o que está acontecendo ao seu redor e no mundo. Além disso, o jornal utiliza uma linguagem objetiva e acessível, adaptada para facilitar o entendimento do público.
O jornal abriga diversos textos jornalísticos, também chamados de “matérias”. Essas matérias são divididas em seções compostas pelos mais variados gêneros textuais:
A reportagem é um dos principais gêneros textuais presentes no jornal. Diferente da notícia, que é mais breve e informativa, a reportagem permite um aprofundamento maior sobre o tema. Ela inclui detalhes, entrevistas, análises e pontos de vista diversos, o que ajuda o leitor a entender melhor o contexto e as causas dos acontecimentos. A reportagem busca, muitas vezes, responder a perguntas como “Por quê?” e “Como?”, promovendo uma análise mais ampla.
Veja um exemplo de reportagem:
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Você sabia que nos dias atuais, o texto jornalístico é provavelmente o gênero textual mais lido? Esse texto possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade. Dentro dos textos de notícias, temos: a notícia, a entrevista e a reportagem. Dentro dos textos de opinião, temos: o artigo e o editorial. Dentro dos textos de notícia e opinião, temos: crônica e a coluna. Veja o texto seguinte:
A) Em qual meio de comunicação o texto pode ter sido publicado?
_______________________________________________________________________________________________________________________
B) Qual é a finalidade desse tipo de texto?
( ) Despertar sentimentos
( ) Divertir o leitor
( ) Transmitir um ensinamento
( ) Informar o leitor e formar opiniões
C) Assinale a alternativa que apresenta características desse gênero textual.
( ) Comunicação utilizada entre pessoas que mantêm algum tipo de relação íntima, cuja linguagem é predominantemente coloquial.
( ) Narrativa curta que geralmente apresenta animais como personagens.
( ) Texto jornalístico, veiculado em meios de comunicação. Utiliza uma linguagem formal, clara e objetiva e aborda temas sociais, políticos e econômicos.
( ) Texto organizado em versos e estrofes, constituído por rimas.
D) Responda conforme o Texto “Gabriel, o Pensador doa R$ 10 mil a catador que devolveu dinheiro encontrado no lixo ao dono”:
QUESTÃO 2
É função principal de um jornal
(A) divulgar opiniões pessoais dos repórteres sobre os fatos, eventos.
(B) entreter e envolver o público com conteúdo fictício e humorístico.
(C) organizar e publicar informações sobre fatos relevantes para a sociedade.
(D) divulgar publicações que não envolvem acontecimentos atuais.
QUESTÃO 3
A característica fundamental da reportagem que a torna um gênero textual único no jornalismo é
(A) ser extremamente objetivo e sem necessidade de detalhes ou entrevistas.
(B) apresentar fatos sem análise ou contextualização, focando em vender notícia.
(C) incluir detalhes aprofundados, entrevistas e opiniões variadas sobre o tema.
(D) focar exclusivamente em eventos locais, sem abordar temas internacionais.
QUESTÃO 4
AGORA É A SUA VEZ!
Utilizando os conhecimentos a respeito da estrutura e formação de uma reportagem, escreva uma reportagem com base em um acontecimento do seu dia a dia. Informe-nos a respeito de algum problema da sua escola e apresente uma possível solução. Não se esqueça de atribuir um título de impacto a sua reportagem.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes. (EF05LP20-A) Analisar os textos midiáticos para público infantil, como filmes, desenhos animados, HQ, games, reconhecendo a força dos argumentos e seu poder de persuasão na apresentação de tais produtos. (EF05LP19) Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em TV, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. (EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político- cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |