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Matemática- Círculo e circunferência

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <Quebra-Cabeça Matemática Lógica – Gráfico vetorial grátis no Pixabay> Acesso em 15 de outubro de 2022.

  • Raio (r): É a distância do ponto central até qualquer ponto da circunferência. Todos os raios de um círculo são iguais.
  • Diâmetro (d): É a distância entre dois pontos opostos da circunferência, passando pelo ponto central. O diâmetro é duas vezes o raio (d = 2r).
  • Engenharia e Arquitetura: Na construção de estruturas circulares como cúpulas e torres.
  • Design e Arte: Na criação de objetos e obras de arte com formas circulares.
  • Rodas e Engrenagens: No design de rodas, engrenagens e outras peças mecânicas.
  • Ciências Naturais: Na astronomia, onde órbitas planetárias são modeladas como circunferências.
  • Medicina: Em equipamentos médicos que possuem componentes circulares.

Assista a videoaula abaixo da professora Priscilla com essa temática.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

Uma pizzaria vende dois tamanhos de pizza. A menor tem o raio igual a 15 cm e a maior tem o raio igual a 20 cm. Qual é a diferença entre as áreas dessas pizzas?

Disponível em: <Americano Bacon Pão – Foto gratuita no Pixabay> Acesso em 08 de novembro de 2022.

Questão 2

Questão 3

Questão 4

Mariana vai fazer guirlandas de Natal usando festão. Ela pretende fazê-las com 50 cm de diâmetro. Responda:

  1.  Quantos centímetros de festão ela precisará para fazer uma guirlanda? (Use pi = 3,14)
  2. Se ela for fazer 12 guirlandas como essa precisará de quantos metros de guirlanda?

Autoria:Priscilla Nascimento  Dias, licenciada em matemática e pedagoga
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF07MA33) Estabelecer o número π como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
(EF08MA19) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 4° Bimestre; Goiânia, 2023. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2023.