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Matemática- Área do círculo e Comprimento da circunferência

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <Quebra-Cabeça Matemática Lógica – Gráfico vetorial grátis no Pixabay> Acesso em 15 de outubro de 2022.

  • Raio (r): É a distância do ponto central até qualquer ponto da circunferência. Todos os raios de um círculo são iguais.
  • Diâmetro (d): É a distância entre dois pontos opostos da circunferência, passando pelo ponto central. O diâmetro é duas vezes o raio (d = 2r).
  • Engenharia e Arquitetura: Na construção de estruturas circulares como cúpulas e torres.
  • Design e Arte: Na criação de objetos e obras de arte com formas circulares.
  • Rodas e Engrenagens: No design de rodas, engrenagens e outras peças mecânicas.
  • Ciências Naturais: Na astronomia, onde órbitas planetárias são modeladas como circunferências.
  • Medicina: Em equipamentos médicos que possuem componentes circulares.

Assista a videoaula abaixo da professora Priscilla com essa temática.

Questão 1

Uma pizzaria vende dois tamanhos de pizza. A menor tem o raio igual a 15 cm e a maior tem o raio igual a 20 cm. Qual é a diferença entre as áreas dessas pizzas?

Questão 2

Questão 3

Questão 4

Mariana vai fazer guirlandas de Natal usando festão. Ela pretende fazê-las com 50 cm de diâmetro. Responda:

A) Quantos centímetros de festão ela precisará para fazer uma guirlanda? (Use pi = 3,14)

B) Se ela for fazer 12 guirlandas como essa precisará de quantos metros de guirlanda?


Autoria:Priscilla Nascimento  Dias, licenciada em matemática e pedagoga e Professor Hélio Roberto da Rocha, Mestre em Matemática
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(GO-EF09MA24) Resolver situações problema envolvendo o cálculo das medidas do comprimento da circunferência e da área do círculo.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024.