ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OS FENÔMENOS NATURAIS SÃO ACONTECIMENTOS NÃO ARTIFICIAIS, OU SEJA, QUE OCORREM SEM A INTERVENÇÃO HUMANA.
NA LINGUAGEM POPULAR, ENTRETANTO, DADO O SENTIDO COMUM DO TERMO “FENÔMENO”, ESTA EXPRESSÃO REFERE-SE, EM GERAL, AOS FENÔMENOS NATURAIS PERIGOSOS, TAMBÉM DESIGNADOS COMO “DESASTRES NATURAIS”.
O VENTO É O MOVIMENTO DAS MASSAS DE AR NA NOSSA ATMOSFERA. ELE OCORRE DEVIDO A DIFERENÇA DE TEMPERATURA E PRESSÃO DESSAS MASSAS DE UMA REGIÃO PARA OUTRA.
O AR QUENTE, POR SER MENOS DENSO, TENDE A SUBIR, ENQUANTO O AR FRIO, QUE É MAIS DENSO, DESCE.
PENSE E RESPONDA
- EM QUE SITUAÇÕES PERCEBEMOS QUE ESTÁ VENTANDO?
- O VENTO FORTE PODE TRAZER ALGUM TIPO DE PROBLEMA? QUAIS?
- O VENTO É CAPAZ DE INTERFERIR EM NOSSA VIDA? COMO?
OS EVENTOS DECORRENTES DA AÇÃO DOS VENTOS, COMO OS FURACÕES PODEM TRAZER PREJUÍZOS, DESTRUIÇÕES, MAS TAMBÉM, PODEM PROPICIAR A PRODUÇÃO DE ENERGIA PROVENIENTE DOS VENTOS, A ENERGIA EÓLICA.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ENERGIA EÓLICA?
A ENERGIA EÓLICA É UM TIPO DE ENERGIA RENOVÁVEL GERADA DA FORÇA DOS VENTOS. A ESTRUTURA EM QUE OCORRE A CONVERSÃO DA ENERGIA CINÉTICA EM ELETRICIDADE É CHAMADA DE AEROGERADOR OU TURBINA EÓLICA.
TRATA-SE DE UMA ENERGIA CONSIDERAVELMENTE MAIS BARATA DO QUE AS DEMAIS, E QUE NÃO GERA EMISSÃO DE POLUENTES NA ATMOSFERA.
VEJA O VÍDEO ABAIXO:
VAMOS LER O POEMA: “O VENTO” VINÍCIUS DE MORAES?
ESTOU VIVO MAS NÃO TENHO CORPO
POR ISSO É QUE NÃO TENHO FORMA
PESO EU TAMBÉM NÃO TENHO
NÃO TENHO COR
QUANDO SOU FRACO
ME CHAMO BRISA
E SE ASSOBIO
ISSO É COMUM
QUANDO SOU FORTE
ME CHAMO VENTO
QUANDO SOU CHEIRO
ME CHAMO PUM!
VAMOS OUVIR UMA HISTÓRIA?
VAMOS RESOLVER ALGUNS EXERCÍCIOS?
QUESTÃO 1
O QUE VOCÊ ACHOU DO LIVRO “QUEM SOLTOU O PUM?” QUE TAL ESCREVER A SINOPSE DO LIVRO?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
QUESTÃO 2
VAMOS FAZER O BIRUTA? OU SEJA, UM AVIÃOZINHO DE PAPEL?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-1o-ano/
Componente Curricular: | GEOGRAFIA |
Habilidade: | (EF01GE05-A) OBSERVAR E CONHECER OS FENÔMENOS NATURAIS. (EF01GE05-B) RECONHECER A IMPORTÂNCIA DOS FENÔMENOS NATURAIS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA |