Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Através do poema de Ruth Salles, é possível saber onde está o Norte? Explique.
QUESTÃO 2
Releia o poema. Após, observe atentamente a ilustração abaixo para responder as alternativas.
a) Pensando nos Pontos Cardeais, registre um símbolo que representa o Leste:
b) A cidade será atingida pelas lavas vulcânicas primeiramente em qual direção?
c) Qual será a última parte da cidade a ser atingida? Marque a direção correta.
( ) Sul ( ) Norte ( ) Leste
QUESTÃO 3
Em 1500, Pedro Álvares Cabral e sua equipe almejavam alcançar Calicute, na Índia, para realizar trocas de mercadorias, seguindo a mesma rota percorrida por Vasco da Gama dois anos antes, em 1498. Contudo, a realidade foi bem diferente… Observe o mapa e após responda:
a) Pesquise, na internet ou em livros, a direção em que as 13 navegações de Cabral percorreram a partir de Lisboa, em 09 de março de 1500.
b) Desenhe os pontos cardeais ou rosa dos ventos na parte inferior, à Leste, no mapa.
c) Indique com setas a direção percorrida pela esquadra de Cabral:
d) Pinte de verde a América do Sul.
e) Escreva, no mapa, o nome do continente mais próximo da América do Sul à Leste.
QUESTÃO 4
Comparar as indicações dos pontos cardeais obtidas pela observação das sombras de um gnômon com as de uma bússola é um exercício interessante que destaca as diferenças entre métodos naturais e tecnológicos. O gnômon baseia-se na posição do Sol e, em um dia claro, pode fornecer direções precisas. Por outro lado, a bússola usa a agulha magnética, que aponta para o polo norte magnético, e pode variar de acordo com a localização geográfica e a interferência magnética local. Ambos os métodos têm suas vantagens e limitações, e a escolha depende do contexto e da precisão necessária.
Segundo o texto acima, qual é uma das principais diferenças entre a obtenção de indicações dos pontos cardeais por meio da observação das sombras de um gnômon e o uso de uma bússola? Assinale a alternativa correta.
a) O gnômon baseia-se em campos magnéticos, enquanto a bússola utiliza a posição do Sol.
b) A bússola é mais precisa em dias nublados, enquanto o gnômon funciona melhor em dias claros.
c) O gnômon fornece indicações de pontos cardeais que são constantes em todo o mundo, enquanto a bússola varia de acordo com a localização geográfica.
d) Ambos os métodos têm as mesmas vantagens e limitações, independentemente do contexto.
QUESTÃO 5
Qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre a utilização de um gnômon para determinar os pontos cardeais? Assinale a alternativa correta.
a) Um gnômon sempre aponta diretamente para o polo norte geográfico.
b) A precisão de um gnômon é afetada pela interferência magnética local.
c) Um gnômon funciona melhor em dias nublados.
d) A direção apontada por um gnômon é constante em todo o mundo.
QUESTÃO 6
Pesquise o surgimento do gnômon. Após recorte de panfletos, revistas, jornais, etc., imagens de objetos que substituem a utilização desse instrumento, e cole-os no espaço abaixo:
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola. |
Referências: | BÚSSOLA, Brasil Escola Uol, 2022. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bussola.htm>. Acesso em: 17, nov. 2022. ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO, Mundo Educação, Uol, 2022. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/orientacao-localizacao.htm>. Acesso em: 17, nov. 2022. RELÓGIO DE SOL, Toda Matéria, 2022. Disponível em:< https://www.todamateria.com.br/relogio-de-sol/> Acesso em: 17, nov. 2022. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |
SAIBA MAIS
Mapa? Já ouvimos essa palavra por diversas vezes, não é mesmo?! Mas você sabe o que realmente significa e quando surgiu? Dê o play e saiba mais!
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF04CI10) Comparar as indicações dos pontos cardeais resultantes da observação das sombras de uma vara (gnômon) com aquelas obtidas por meio de uma bússola. |
Referências: | BÚSSOLA, Brasil Escola Uol, 2022. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bussola.htm>. Acesso em: 17, nov. 2022. ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO, Mundo Educação, Uol, 2022. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/orientacao-localizacao.htm>. Acesso em: 17, nov. 2022. RELÓGIO DE SOL, Toda Matéria, 2022. Disponível em:< https://www.todamateria.com.br/relogio-de-sol/> Acesso em: 17, nov. 2022. |