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Matemática – Estatística e gráficos

Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <Análise Analítica O Negócio – Foto gratuita no Pixabay> Acesso em 16 de novembro de 2022.

Estatística é uma disciplina da matemática que envolve a coleta, análise, interpretação e apresentação de dados. Seu principal objetivo é extrair informações úteis e significativas a partir de conjuntos de dados, permitindo a compreensão de fenômenos complexos na natureza e na sociedade.

Para facilitar a organização desses dados, a estatística utiliza uma variedade de ferramentas , como tabelas e diferentes tipos de gráficos. Essas ferramentas ajudam a resumir e visualizar as informações contidas nos dados, facilitando a compreensão.

Tabelas:

As tabelas são usadas para organizar dados, geralmente em linhas e colunas, permitindo uma rápida referência e comparação entre diferentes categorias ou variáveis. Por exemplo, uma tabela pode mostrar a distribuição de idades em uma população, o desempenho de diferentes produtos em vendas ou a frequência de ocorrência de eventos em um experimento.

As tabelas simples e as tabelas de dupla entrada são dois tipos diferentes de estruturas de tabelas usadas para organizar e apresentar dados. Vamos diferenciá-las com exemplos:

Tabelas Simples: Uma tabela simples é aquela em que os dados são organizados em linhas e colunas, mas cada célula contém apenas uma entrada de dados. Essas tabelas são usadas para apresentar dados unidimensionais, ou seja, cada variável ou categoria é representada em apenas uma dimensão.

Exemplo de uma tabela simples:

MêsVendas (em R$)
Janeiro5000
Fevereiro6000
Março4500
Abril7000
_HomemMulherTotal
Fumante10050150
Não Fumante200250450
Total300300600

Gráficos:

Os gráficos representam visualmente os dados, tornando padrões e tendências mais evidentes. Existem vários tipos de gráficos, como gráficos de barras, gráficos de linha, gráficos de pizza e histogramas, cada um adequado para diferentes tipos de dados e propósitos. Por exemplo, um histograma pode ser usado para representar a distribuição de alturas em uma amostra populacional, enquanto um gráfico de barras pode ser usado para comparar o desempenho de diferentes equipes em uma competição.

Gráficos de Barras: Gráficos de barras são usados para representar dados categorizados por meio de barras retangulares de comprimentos proporcionais às quantidades que estão sendo representadas. Eles são especialmente úteis para comparar diferentes categorias entre si.

Exemplo: Vendas mensais dos produtos A, B e C

Gráficos de Colunas: Os gráficos de colunas são semelhantes aos gráficos de barras, mas as barras são orientadas verticalmente, em vez de horizontalmente. Eles também são usados para representar dados categorizados e facilitam a comparação entre diferentes categorias.

Exemplo: Pontuação no torneio entre as equipes A, B, C e D

Gráficos de Linhas: Gráficos de linhas são usados para representar dados ao longo de um eixo de tempo ou outra variável contínua. Eles conectam pontos de dados com linhas retas e são úteis para visualizar tendências e padrões ao longo do tempo.

Exemplo: Temperatura média mensal na cidade X

Gráficos de Setores (ou Pizza): Gráficos de setores, também conhecidos como gráficos de pizza, dividem um círculo em setores proporcionais às quantidades que estão sendo representadas. Eles são usados principalmente para mostrar a composição de um todo em relação às suas partes.

Exemplo: Despesas mensais

Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática

Questão 1

O gráfico a seguir mostra a preferência de um grupo de alunos por determinadas modalidades esportivas:

Disponível em: <Gráfico De Pizza Diagrama – Gráfico vetorial grátis no Pixabay> Acesso em 08 de novembro de 2022.

Responda:

  1. Qual é a modalidade esportiva preferida desse grupo de alunos que mais obteve votos?
  2. Que porcentagem dos alunos prefere vôlei e basquete?

Questão 2

Abaixo temos um gráfico de barras. Cada barra se refere a um mês. Os meses estão marcados no eixo horizontal. O eixo vertical fornece o número de bicicletas produzidas por uma fábrica em cada mês.

Imagem do arquivo pessoal

Questão 3

Questão 4

Autoria:Priscilla Nascimento  Dias, licenciada em matemática e pedagoga
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF05MA24-A) Ler e Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos de colunas ou linhas, referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, com ou sem planilha eletrônica.
(EF05MA24-B) Produzir textos, descrever, com o objetivo de sintetizar conclusões a respeito dos dados estatísticos em tabelas e gráficos de colunas ou linhas, referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito.
(EF05MA24-C) Interpretar dados estatísticos apresentados em gráficos de colunas e de setores.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2024.