You are currently viewing Língua Portuguesa – Tessitura textual e efeitos de sentido

Língua Portuguesa – Tessitura textual e efeitos de sentido

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: Architect working on drawing table in office <a href=”https://www.freepik.com/free-photo/architect-working-drawing-table-office_7020804.htm#query=tessitura%20textual&position=12&from_view=search&track=ais“>Image by master1305</a> on Freepik Acesso em: 18, out. 2022

De acordo com Infante (1991), o texto é o resultado de um trabalho de tecer, de entrelaçar diversas partes pequenas com o objetivo de se ter um todo inter-relacionado. Nesse sentido,  surge a ideia de textura ou tessitura de um texto: a rede de relações que garantem coesão, sua unidade do texto. Os efeitos de sentido, por sua vez, dizem respeito às várias possibilidades de expressão que o autor escolhe para transmitir uma mensagem. Ou seja, eles são expressos a partir de uma intenção comunicativa. Desse modo, o produtor do texto pode, intencionalmente, ser irônico, engraçado, ambíguo, provocar duplo sentido, por exemplo, por meio do texto.

                 Em resumo, a tessitura textual é a arte de entrelaçar ideias e palavras para construir textos claros, coesos e coerentes. Ao dominar esse conceito, você se torna mais eficiente na criação de textos que comunicam eficazmente suas ideias e envolvem o leitor.

              Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.  

              Canal Portal Conexão Escola – Aprender Sempre – L. Portuguesa – 8º ano – 4º Bim – Videoaula 1 – Tessitura Textual – Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vMZDMdiq0i0> Acesso em: 01, nov. 2022

              Responda às questões a seguir.

              Leia o seguinte cartum para responder às questões.

              QUESTÃO 1

              Descreva a situação exposta no cartum de Jean Galvão. 

              QUESTÃO 2

              Um elemento inusitado no cartum que, geralmente, não faz parte do contexto apresentado é

              (A) a árvore.

              (D) a ilha. 

              QUESTÃO 3

              Que efeito de sentido a presença do QR Code pode provocar no cartum, tendo em vista o uso da tecnologia em nosso cotidiano?

              QUESTÃO 4

              Se você tiver acesso a um celular que faz leitura de QR Code, aponte sua câmera para o QR Code que aparece no cartum de Jean Galvão. Que informação ele guarda? O que você acha da interação proposta pelo cartum?

              QUESTÃO 5

              No contexto da tessitura textual, o objetivo da coerência em um texto visa

              (A) melhorar a estética visual do texto.

              (B) garantir a conexão entre frases e parágrafos.

              (C) assegurar que as ideias apresentadas sejam lógicas e consistentes.

              (D) facilitar a identificação de erros gramaticais.


              Autoria:Marlon Santos
              Formação:Letras – Português
              Componente curricular:Língua Portuguesa
              Habilidade estruturante:(EF89LP05) Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre).
              (EF69LP47-B) Perceber como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto, indireto e indireto livre), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo. 
              (EF67LP06) Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3a pessoa etc.
              Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022.
              INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. Curso prático de leitura e redação. São Paulo: Scipione, 1991.