Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Regras e regulamentos: textos públicos que organizam a vida em sociedade
OLÁ ESTUDANTE!
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE REGRAS E REGULAMENTOS QUE ORGANIZAM A VIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR. SERÁ POSSÍVEL, COMPREENDER SOBRE UM INSTRUMENTO QUE VALORIZA O DIÁLOGO NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: A ASSEMBLEIA.
O GÊNERO TEXTUAL “REGRAS E REGULAMENTOS” É UTILIZADO PARA ESTABELECER NORMAS DE COMPORTAMENTO E INSTRUÇÕES EM DIFERENTES CONTEXTOS, COMO ESCOLAS, EMPRESAS, CLUBES E ESPAÇOS PÚBLICOS.
VEJA UM TRECHO DO REGULAMENTO INTERNO DA ESCOLA, QUE É UM DOCUMENTO QUE DEFINE ALGUMAS NORMAS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DA COMUNIDADE ESCOLAR:
AS ASSEMBLEIAS SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS PARA A ORGANIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR.
UMA ASSEMBLEIA É UMA REUNIÃO FORMAL DE UM GRUPO DE PESSOAS QUE SE REÚNEM PARA DISCUTIR, DELIBERAR E TOMAR DECISÕES SOBRE ASSUNTOS DE INTERESSE COMUM.
PARA A ORGANIZAÇÃO DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA É IMPORTANTE TER PAUTA E ATA.
A PAUTA DE REUNIÃO É UMA LISTA ORGANIZADA DOS ASSUNTOS E TEMAS QUE SERÃO DISCUTIDOS DURANTE UMA REUNIÃO.
A ATA DE REUNIÃO É UM DOCUMENTO FORMAL QUE REGISTRA TUDO O QUE FOI DISCUTIDO, DECIDIDO E AS AÇÕES PLANEJADAS EM UMA REUNIÃO.
VEJA UM FRAGMENTO DA ATA 3º B DE UMA ESCOLA:
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
UM REGULAMENTO É UM CONJUNTO DE REGRAS E NORMAS QUE ORGANIZA E ORIENTA O COMPORTAMENTO E AS AÇÕES EM DETERMINADO AMBIENTE OU CONTEXTO. VEJA UM FRAGMENTO DE UM REGIMENTO INTERNO ESCOLAR:
A) O REGIMENTO ESCOLAR SERVE PARA ORIENTAR COMPORTAMENTOS OU AÇÕES DOS ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ESCOLA. LOCALIZE NO TEXTO LIDO OS COMPORTAMENTOS E AÇÕES QUE DEVEM SER EVITADOS PELOS ALUNOS.
QUESTÃO 2
O QUE DIFERENCIA O REGULAMENTO DE OUTROS TIPOS DE TEXTOS É
(A) SER UM TEXTO DIVERTIDO DE LER, COM IMAGENS.
(B) APRESENTAR REGRAS E CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS.
(C) NÃO SEGUIR UMA ESTRUTURA CLARA E DEFINIDA.
(D) SEMPRE SER ESCRITO EM FORMA DE HISTÓRIA.
QUESTÃO 3
AS REGRAS DE UM REGULAMENTO DEVEM SER DEFINIDAS
(A) SOMENTE POR UM LÍDER OU REPRESENTANTE.
(B) POR TODOS OS MEMBROS OU SEUS REPRESENTANTES.
(C) INDIVIDUALMENTE POR CADA PESSOA E REPASSADA DEPOIS.
(D) POR UM PEQUENO GRUPO SEM APROVAÇÃO DE OUTROS.
QUESTÃO 4
PARA QUE AS REGRAS DE UM GRUPO SEJAM APROVADAS POR TODOS, AS ASSEMBLEIAS SÃO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA A ORGANIZAÇÃO. PARA QUE A REUNIÃO DA ASSEMBLEIA ACONTEÇA É IMPORTANTE TER PAUTA E ATA.
VEJA A ATA ABAIXO E ELABORE A PAUTA DA REUNIÃO MENCIONADA NA ATA.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades estruturantes: | (EF15LP09- B) Participar de debates/assembleias sobre questões controversas. (GO-EF15LP21) Conhecer e respeitar as variedades linguísticas no intercâmbio conversacional em sala de aula, observando as características do falar goiano. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |