Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 6ª série da Educação de Jovens e Adultos-EJA
A colonização portuguesa na América se fez com mão de obra escravizada importada da África. A taxa de crescimento negativo da população escravizada fez desenvolver o tráfico de seres humanos que, ao longo de séculos, tornou-se uma atividade altamente lucrativa. Calcula-se que, no Brasil, do século XVI até o ano de 1850, tenha entrado um número próximo de 5 milhões de africanos. O tráfico de escravizados fez desenvolver uma rede de comércio formada por vários agentes que começava na África e terminava no Brasil.
Questão 1
Como funcionava a rede de comércio de escravizados?
Questão 2
Quais os agentes que controlavam esta rede?
Questão 3
Quais as regiões africanas de origem dos escravizados que vieram para o Brasil?
Questão 4
Num mundo em que o lucro se tornou um valor hegemônico, pouco paramos para pensar sobre a ética no comércio. Como você avalia o comércio de seres humanos?
Saiba mais
Justificando a escravidão
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-6a-serie/
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAHI0641) Identificar os agentes responsáveis pelo tráfico e as regiões e zonas africanas de procedência dos escravizados. |
Referencial teórico | SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. Companhia das Letras. Edição do Kindle. |