ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
OS NÚMEROS NATURAIS SÃO UTILIZADOS EM UMA CONTAGEM, PARA ESTABELECER UMA ORDEM, UM CÓDIGO OU FAZER UMA MEDIDA.
O ANTECESSOR DE UM NÚMERO É AQUELE QUE É IMEDIATAMENTE ANTERIOR A ELE. SE O ANTECESSOR É O QUE VEM ANTES, O SUCESSOR DE UM NÚMERO É AQUELE QUE VEM IMEDIATAMENTE DEPOIS.
DIZEMOS QUE O ANTECESSOR DE UM NÚMERO É AQUELE QUE É IMEDIATAMENTE ANTERIOR A ELE.
POR EXEMPLO, O NÚMERO 3 É ANTECESSOR DE 4; 2 É ANTECESSOR DE 3; 1 É ANTECESSOR DE 2; 0 É ANTECESSOR DE 1 E O 0 NÃO POSSUI UM ANTECESSOR NATURAL.
VAMOS VER A VIDEOAULA?
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
VAMOS COLOCAR O ANTECESSOR E O SUCESSOR DOS NÚMEROS ABAIXO?
QUESTÃO 2
VAMOS COMPLETAR A SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE CADA DINOSSAURO?
2 | 5 |
1 | 6 |
9 | 13 |
5 | 10 |
QUESTÃO 3
AGORA, ESCREVA A SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 0 A 20
0 | ||||||
10 | ||||||
20 |
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1o-ano/
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidades estruturantes: | (EF01MA05-A) Identificar e localizar os números na reta numérica na sequência, como 20 vem depois do 18 na reta numérica, então, 20 é maior do que 18; 18 para 20 são 2, então, 20 é maior do que 18; 20 e 2 a mais do que 18. (EF01MA05-B) Identificar o antecessor e o sucessor de um número na reta numérica. (GO-EF01MA23) Comparar números naturais até 20 unidades em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica, ordem crescente e decrescente. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 1° ao 5º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022. |