ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CANTIGAS DE RODA SÃO BRINCADEIRAS INFANTIS, MAS QUE CAEM NO GOSTO DOS ADULTOS TAMBÉM.
AS CRIANÇAS FORMAM UMA RODA DE MÃOS DADAS E CANTAM MELODIAS FOLCLÓRICAS, PODENDO EXECUTAR OU NÃO COREOGRAFIAS ACERCA DA LETRA DA MÚSICA.
CANTIGAS DE RODA SÃO UM TIPO DE CANÇÃO POPULAR, QUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A BRINCADEIRA DE RODA.
NA ESCRITA ESPONTÂNEA NÃO HÁ EXIGÊNCIAS, ELA É UMA FORMA DA CRIANÇA EXPRESSAR COMO ELA ESTÁ COMPREENDENDO A ESCRITA.
NÃO DÊ A PALAVRAS PARA A CRIANÇA COPIAR OU SOLETRE AS LETRAS.
PARA FINALIZAR, INCENTIVE A CRIANÇA ILUSTRAR O QUE ESCREVEU.
VAMOS ACOMPANHAR A VIDEOAULA?
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
QUE TAL ESCREVERMOS JUNTOS A CANTIGA DE RODA PINTINHO AMARELINHO?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
QUESTÃO 2
AGORA, VAMOS COMPLETAR A CANTIGA DE RODA COM AS PALAVRAS QUE ESTÃO FALTANDO:
CIRANDA, _______________________
VAMOS TODOS ____________________
VAMOS ___________ A MEIA VOLTA
______________ E MEIA, VAMOS DAR
O _______________ QUE TU ME DESTE
ERA _______________ E SE __________________
O _________________ QUE TU ME TINHAS
ERA POUCO E SE _______________________
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (EF12LP02) BUSCAR, SELECIONAR E LER, COM A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR (LEITURA COMPARTILHADA), TEXTOS QUE CIRCULAM EM MEIOS IMPRESSOS E DIGITAIS, DE ACORDO COM AS NECESSIDADES E INTERESSES. (EF01LP19-A) RECITAR PARLENDAS, QUADRAS, QUADRINHAS, TRAVA- LÍNGUAS DENTRE OUTROS, COM ENTONAÇÃO ADEQUADA E OBSERVANDO AS RIMAS, EM SALA DE AULA E EM APRESENTAÇÕES PÚBLICAS. (EF01LP19-B) COMPREENDER OS SENTIDOS DO TEXTO A SER RECITADO E/OU DECLAMADO. (EF01LP19-C) LER, RECITAR E DECLAMAR COM FLUÊNCIA, ENTONAÇÃO ADEQUADA E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PARALINGUÍSTICOS. (EF01LP19-D) REFLETIR SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA, OBSERVANDO AS RIMAS. (EF01LP18) REGISTRAR, EM COLABORAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A AJUDA DO PROFESSOR, CANTIGAS, QUADRAS, QUADRINHAS, PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, DENTRE OUTROS GÊNEROS, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA E O TEMA/ASSUNTO/FINALIDADE DO TEXTO. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 1° ao 5º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022. IMAGENS RETRADAS DO SITE: CANVA |