Esta proposta de atividade de GEOGRAFIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Rosa dos ventos
Criada para indicar a direção geográfica das embarcações, a Rosa dos Ventos é utilizada para orientação no espaço geográfico, o movimento aparente do sol é a referência para encontrarmos os pontos cardeais. Esses pontos marcam quatro direções e não estão sozinhos nessa tarefa.
Destacamos que a Rosa dos Ventos é um gráfico onde os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais estão organizados. A Rosa dos Ventos é composta por 16 pontos e conta com quatro pontos cardeais, quatro colaterais e oito subcolaterais.
Os pontos cardeais são Norte (N), Sul (S), Leste (L) e Oeste (O). Já os colaterais Nordeste (NE), Sudeste (SE), Sudoeste (SO) e Noroeste (NO). Os pontos subcolaterais estão entre os cardeais e os colaterais e são Norte- nordeste (NNE), Leste- nordeste (ENE), Leste- sudeste (ESE), Su- sudeste (SSE), Su- sudoeste (SSW), Oeste- sudoeste (WSW), Oeste- noroeste (WNW) e Norte- noroeste (NNW).
Apenas conhecer os pontos não é o suficiente, precisamos saber como identificar a direção correta e para isso podemos utilizar a bússola. A agulha da bússola sempre aponta para o NORTE, a Rosa do Ventos está impressa na bússola e basta alinhar a agulha com a imagem para que possamos nos localizar.
Caso você não tenha uma bússola pode se localizar pelos astros, o sol, por exemplo, nasce na direção leste e se põe no hemisfério oeste. Se você apontar o seu braço direito para o hemisfério leste, a sua frente vai estar na direção norte, nas suas costas o sul e o seu braço direito vai marcar o oeste.
Questão 01
Considerando os pontos subcolaterais, entre o ponto cardeal norte e colateral nordeste está localizada o ponto
(A) Norte- nordeste (NNE).
(B) Nordeste- sudeste (NSE).
(C) Norte- Noroeste (NNW).
(D) Noroeste- sudeste (NSE).
Questão 02
A bússola foi importantíssima para navegação, contribuiu significativamente para orientação e localização na superfície terrestre. Considerando que você está perdido e precisa deslocar em direção ao ponto cardeal norte, na ausência de equipamentos que te auxiliem é possível se orientar utilizando
(A) os astros.
(B) as pegadas dos animais silvestres.
(C) o sentido da correnteza dos rios.
(D) os ventos, pois sopram sempre a oeste.
Questão 03
Complete a rosa dos ventos utilizando os pontos cardeais e colaterais.
Questão 04
Escreva o nome da sua cidade e a data de hoje na primeira linha de uma folha, vamos chamar essa linha de cabeçalho. Em seguida, desenhe a Rosa dos Ventos e indique apenas os pontos cardeais, lembrando que o cabeçalho marca a direção em que o sol nasce.
SAIBA MAIS
Chega o dedo no play e curte esse vídeo!
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/geografia-6o-ano/
Autoria: | Ailton Silva |
Formação: | Geografia |
Habilidade: | (EF06GE08-B) Conhecer e utilizar a rosa dos ventos e as coordenadas geográficas |
Referências | ADAS, M; ADAS, S. Expedições Geográficas: 6° ano. 3° Edição. São Paulo: Moderna, 2018. ALMEIDA, R. D.; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989. FARIAS, P. S. C. A cartografia escolar e o Ensino Fundamental I: limites e possibilidades. Revista Ensino de Geografia, v. 1, p. 17-34, 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240411/31699>. Acesso em: 12 de outubro de 2022. IBGE. Cidades. Disponível em:<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/goiania/historico>. Acesso em: 12 de outubro de 2022. |