You are currently viewing Ciências da Natureza – Como as plantas se reproduzem?

Ciências da Natureza – Como as plantas se reproduzem?

Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

As plantas estão relacionadas, direta ou indiretamente, às nossas vidas. Fonte de nutrição, abrigo, matéria-prima… gás oxigênio! O Reino Plantae é muito diverso, com representantes de tamanhos variáveis – como o musgo e a sequoia, assim como os modos de reprodução. Variáveis também são como podem se reproduzir, dando origem a novos descendentes e a novas gerações..

Vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

A reprodução dos seres vivos pode ocorrer de forma sexuada ou assexuada. Portanto, com as plantas não seria diferente! Observe abaixo alguns exemplos envolvendo a reprodução de plantas:

Os exemplos acima retratam casos relacionados à reprodução assexuada ou sexuada? Explique a sua resposta.

QUESTÃO 2

Os musgos são plantas bastante pequenas. Elas são muito dependentes da água, especialmente para o processo reprodutivo, assim como as samambaias.

Imagem 1: Musgo. Disponível em: <https://www.publicdomainpictures.net/pt/view-image.php?image=234774&picture=mao-de-crianca-tocante-musgo>
Imagem 2: Samambaia. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1596648>.

Por que tais plantas são dependentes da água para a reprodução? Trata-se de reprodução sexuada ou assexuada? Explique.

QUESTÃO 3

A maioria das plantas pertence ao grupo das Angiospermas, no qual seus indivíduos desenvolvem flor, fruto e semente. Já no grupo das Gimnospermas é representado pelo pinheiro-do-paraná, cicas e pinus. Apesar de formarem sementes, tais representantes não apresentam flores nem frutos.

A) Qual é a relação entre essas três estruturas: flor, fruto e semente? Explique com suas próprias palavras.

B) Os feijões são grãos desenvolvidos no interior de vagens. O que é a vagem, na concepção científica? E o feijão?

C) O que é a pinha e o pinhão, do pinheiro-do-paraná? Qual é a relação entre eles?

QUESTÃO 4

O pau-brasil e o baobá têm importância cultural e histórica para o Brasil e África do Sul, respectivamente. Leia os textos a seguir, sobre tais plantas:

Fonte: https://www.escoladebotanica.com.br/post/pau-brasil (adaptado)
Fonte: https://tinyurl.com/mrywahrz (adaptado)

Por que é muito comum a presença de abelhas no pau-brasil e morcegos no baobá, próximos ou no interior das flores? De que forma esse comportamento pode auxiliar na reprodução dessas plantas?


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-7a-serie/


SAIBA MAIS

Você sabia que a SME Goiânia é contemplada pelo Projeto Horta Escolar? No vídeo a seguir, a professora Mariana apresentará a você o projeto, assim como os canteiros dessa importante iniciativa, em visita realizada junto às queridas professoras Ariadiny, Jordana e Tetê. Vamos nessa?

Canal Mariana Araguaia. “Projeto Horta Escolar – SME Goiânia”. Disponível em https://youtu.be/svTQn6WMMRk. Acesso em out. 2022.

Componente CurricularObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Ciências da Natureza(EAJACI0707) Compreender a importância da polinização e da disseminação de sementes para propagação de espécies e perceber o papel dos animais neste processo.
(EAJACI0708) Reconhecer as diferenças entre as formas de reprodução das plantas e identificar as estruturas responsáveis por esse processo.
Geografia(EAJAGE0721) Caracterizar os aspectos físico-naturais da América Latina e da África e
os processos formativos das paisagens.
(EAJAGE0722) Analisar os recursos naturais e sua importância para estruturação
econômica na América Latina.

ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.