Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
As plantas estão relacionadas, direta ou indiretamente, às nossas vidas. Fonte de nutrição, abrigo, matéria-prima… gás oxigênio! O Reino Plantae é muito diverso, com representantes de tamanhos variáveis – como o musgo e a sequoia, assim como os modos de reprodução. Variáveis também são como podem se reproduzir, dando origem a novos descendentes e a novas gerações..
Vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
A reprodução dos seres vivos pode ocorrer de forma sexuada ou assexuada. Portanto, com as plantas não seria diferente! Observe abaixo alguns exemplos envolvendo a reprodução de plantas:
Os exemplos acima retratam casos relacionados à reprodução assexuada ou sexuada? Explique a sua resposta.
QUESTÃO 2
Os musgos são plantas bastante pequenas. Elas são muito dependentes da água, especialmente para o processo reprodutivo, assim como as samambaias.
Por que tais plantas são dependentes da água para a reprodução? Trata-se de reprodução sexuada ou assexuada? Explique.
QUESTÃO 3
A maioria das plantas pertence ao grupo das Angiospermas, no qual seus indivíduos desenvolvem flor, fruto e semente. Já no grupo das Gimnospermas é representado pelo pinheiro-do-paraná, cicas e pinus. Apesar de formarem sementes, tais representantes não apresentam flores nem frutos.
A) Qual é a relação entre essas três estruturas: flor, fruto e semente? Explique com suas próprias palavras.
B) Os feijões são grãos desenvolvidos no interior de vagens. O que é a vagem, na concepção científica? E o feijão?
C) O que é a pinha e o pinhão, do pinheiro-do-paraná? Qual é a relação entre eles?
QUESTÃO 4
O pau-brasil e o baobá têm importância cultural e histórica para o Brasil e África do Sul, respectivamente. Leia os textos a seguir, sobre tais plantas:
Por que é muito comum a presença de abelhas no pau-brasil e morcegos no baobá, próximos ou no interior das flores? De que forma esse comportamento pode auxiliar na reprodução dessas plantas?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-7a-serie/
SAIBA MAIS
Você sabia que a SME Goiânia é contemplada pelo Projeto Horta Escolar? No vídeo a seguir, a professora Mariana apresentará a você o projeto, assim como os canteiros dessa importante iniciativa, em visita realizada junto às queridas professoras Ariadiny, Jordana e Tetê. Vamos nessa?
Componente Curricular | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
Ciências da Natureza | (EAJACI0707) Compreender a importância da polinização e da disseminação de sementes para propagação de espécies e perceber o papel dos animais neste processo. (EAJACI0708) Reconhecer as diferenças entre as formas de reprodução das plantas e identificar as estruturas responsáveis por esse processo. |
Geografia | (EAJAGE0721) Caracterizar os aspectos físico-naturais da América Latina e da África e os processos formativos das paisagens. (EAJAGE0722) Analisar os recursos naturais e sua importância para estruturação econômica na América Latina. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÂNIA. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. |