ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
GINÁSTICA ARTÍSTICA
A GINÁSTICA ARTÍSTICA É UM ESPORTE OLÍMPICO, DISPUTADO INDIVIDUALMENTE E POR EQUIPE, TANTO POR HOMENS QUANTO POR MULHERES.
ESSA MODALIDADE CONSISTE NA PRÁTICA SISTEMÁTICA E REGULAMENTADA DE UMA SÉRIE DE MOVIMENTOS CORPORAIS, REALIZADOS COM DIVERSOS APARELHOS, INCLUINDO COMBINAÇÕES DE ACROBACIAS, SALTOS E GIROS.
OS APARELHOS PARA AS MULHERES INCLUEM MESA DE SALTO, BARRAS PARALELAS ASSIMÉTRICAS, TRAVE DE EQUILÍBRIO E SOLO (COM ACOMPANHAMENTO MUSICAL). JÁ PARA OS HOMENS, OS APARELHOS SÃO SOLO (SEM ACOMPANHAMENTO MUSICAL), CAVALO COM ALÇAS, ARGOLAS, MESA DE SALTO, BARRAS PARALELAS SIMÉTRICAS E BARRA FIXA.
ESSE ESPORTE UTILIZA PREDOMINANTEMENTE A LINGUAGEM NÃO VERBAL PARA EXPRESSAR AS NOTAS PARA A CLASSIFICAÇÃO DOS CAMPEÕES, BEM COMO A BELEZA, AS HABILIDADES FÍSICAS E A EXPRESSÃO ARTÍSTICA DOS MOVIMENTOS DOS ATLETAS. NO ENTANTO, ELEMENTOS DE LINGUAGEM VERBAL TAMBÉM ESTÃO PRESENTES EM DETERMINADOS CONTEXTOS, COMO NA ORGANIZAÇÃO DAS COMPETIÇÕES E NA MEDIAÇÃO ENTRE ATLETAS, TREINADORES E PÚBLICO.
QUESTÃO 1
É CARACTERÍSTICA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA
(A) REALIZAR MOVIMENTOS GÍMNICOS COM DIVERSOS APARELHOS.
(B) FAZER ACROBACIAS UTILIZANDO EXCLUSIVAMENTE O CORPO.
(C) EXECUTAR APENAS COREOGRAFIAS DANÇADAS COM MÚSICA E FITAS.
(D) PRATICAR MOVIMENTOS CORPORAIS SOMENTE COM BARRA FIXA.
QUESTÃO 2
PREENCHA A CRUZADINHA:
QUESTÃO 3
NA OLIMPÍADA DE TÓQUIO, A ATLETA BRASILEIRA REBECA ANDRADE CONQUISTOU MEDALHA DE OURO NA PROVA DE
(A) BARRA ASSIMÉTRICA.
(B) SALTO SOBRE A MESA.
(C) TRAVE DE EQUILÍBRIO.
(D) CAVALO COM ALÇAS.
QUESTÃO 4
LEIA O TEXTO:
NA GINÁSTICA ARTÍSTICA, GINASTAS MULHERES COMPETEM NO SOLO COM MÚSICA, ENQUANTO OS HOMENS NÃO. SEGUNDO ESPECIALISTAS, ISSO OCORREU PORQUE, QUANDO AS MULHERES COMEÇARAM A COMPETIR, O ESPORTE FOI ADAPTADO PARA SE ALINHAR AOS PAPÉIS DE GÊNERO PRÉ-CONCEBIDOS DA ÉPOCA.
ELIMINAR AS “EXPECTATIVAS DE GÊNERO” NA GINÁSTICA PODE TORNAR O ESPORTE MAIS INCLUSIVO? JUSTIFIQUE.
QUESTÃO 5
OBSERVE A IMAGEM! ELA É UMA FONTE HISTÓRICA, RETRATANDO NADIA COMĂNECI AO LADO DE UM PLACAR ELETRÔNICO QUE EXIBE A NOTA “1,00”, QUE NA VERDADE DEVERIA SER “10,00”. ISSO OCORREU PORQUE O PLACAR SÓ REGISTRAVA TRÊS DÍGITOS E, ATÉ ENTÃO, A NOTA MÁXIMA ERA CONSIDERADA INATINGÍVEL NA GINÁSTICA ARTÍSTICA. ESSA CENA SE TORNOU UMA DAS MAIS ICÔNICAS DAS OLIMPÍADAS, POIS SIMBOLIZA UMA PERFORMANCE PERFEITA E EVIDENCIA A NECESSIDADE DE REFORMULAR AS REGRAS RELACIONADAS À CONTAGEM DE PONTOS.
AGORA É SUA VEZ! VAMOS CRIAR UMA CÁPSULA DO TEMPO COM CONTEÚDOS DESTINADOS ÀS GERAÇÕES FUTURAS DA SUA ESCOLA. NESTA CÁPSULA, INCLUIREMOS IMAGENS E RELATOS QUE MOSTRAM COMO A GINÁSTICA ARTÍSTICA É PRATICADA NOS DIAS DE HOJE. REALIZE PESQUISAS PARA DESCOBRIR COMO SÃO AS REGRAS, OS TRAJES, OS EQUIPAMENTOS, AS MÚSICAS, ALÉM DE COMPARTILHAR SUAS IMPRESSÕES E SENTIMENTOS AO APRECIAR ESSA MODALIDADE. AFINAL, VOCÊ TAMBÉM ESTÁ CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA. BOM TRABALHO!
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0115) Identificar e experimentar os diferentes elementos da ginástica, percebendo as possibilidades e limitações do corpo. (EJAEF0118) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da ginástica (EJALP0103) Conhecer a linguagem verbal e não verbal do texto. |
Referências | PUBLIO, N. S. A evolução histórica da ginástica olímpica. 2.ed. São Paulo: Phorte, 2002. NUNOMURA, Myrian et al. Os fundamentos da ginástica artística. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiek7XY3uf6AhWPrZUCHRvrCGEQFnoECB0QAQ&url=https%3A%2F%2Fedisciplinas.usp.br%2Fpluginfile.php%2F5426433%2Fmod_resource%2Fcontent%2F1%2Ffundamentos-2ed-REVISAO-cap07%2520REVISADO.pdf&usg=AOvVaw1NIlOHsXPJQQCJdiMFbGD5. Acesso em 17 de outubro de 2022. |