Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Já imaginou criar um mundo inteiro usando apenas sombras? Essa é a magia do teatro de sombras! Uma arte milenar que segundo alguns estudos pode ter surgido na China e que, ao longo dos séculos, encantou culturas do mundo todo.
O teatro de sombras é uma forma de arte que nos convida a explorar nossa criatividade e a apreciar a beleza da simplicidade. Ao transformar a luz e a sombra em narrativas fascinantes, essa arte nos mostra que a magia está ao nosso alcance.
Sua origem não foi determinada por historiadores e arqueólogos. Contudo, uma lenda conta que um imperador chinês, triste com a morte de sua bailarina favorita, pediu a um mago que a trouxesse de volta. O mago, com sua criatividade, fez a sombra da bailarina se movimentar em uma tela, encantando a todos. Nascia assim o teatro de sombras, uma forma de contar histórias através da luz e da sombra.
Mas o que torna o teatro de sombras uma arte tão especial?
Além da magia das sombras, essa forma de expressão artística exige um conjunto de habilidades que vão além da simples manipulação de bonecos ou domínio de formas projetadas. É preciso ter um bom domínio da narrativa, criando histórias envolventes e personagens memoráveis.
Quando a técnica de manipulação dos bonecos é a escolhida para o teatro de sombras, é fundamental a precisão e delicadeza para criar movimentos fluidos e realistas. Contudo, a iluminação e a sonoplastia desempenham um papel crucial na criação da atmosfera e na imersão do público na história.
O teatro de sombras não se limita a brincadeiras de crianças com lanternas. É uma expressão sofisticada do Teatro, mas que combina elementos das várias outras expressões artísticas como: Dança, Música e Artes Visuais. Ao longo dos séculos, artistas de diversas culturas desenvolveram técnicas e estilos próprios, enriquecendo ainda mais essa forma de expressão.
Questão 1
Marque a alternativa correta.
Segundo o texto o teatro de sombra é
(A) apenas uma brincadeira de crianças e suas sobras.
(B) uma brincadeira de adultos usando fantoches.
(C) uma expressão artística apenas do Teatro e o escuro.
(D) a expressão do teatro, combinada a outras expressões.
Questão 2
Marque a alternativa correta.
Segundo o texto, a origem do teatro de sombras
(A) foi determinada por historiadores.
(B) não determinada por historiadores.
(C) não foi registrada pelos portugueses.
(D) foi determinada pelos imperadores.
Questão 3
Vamos construir nosso espetáculo?
Mas antes veja o vídeo abaixo e depois reveja o vídeo do início desta atividade para se inspirar.
Questão 4
Agora, dividam-se em grupos, vocês devem escolher como desejam contar uma história no teatro de sombras.
Podem escolher entre representar histórias com falas ou não, usar fantoches, as próprias mãos ou a silhueta dos corpos de vocês. São várias as possibilidades.
Podem usar a música e a dança para enriquecer a produção.
A – Vamos definir o enredo da peça, os personagens e os atores?
B – Agora, vamos construir uma estrutura para o espetáculo que será nosso cenário?
Atenção: é importante ensaiar antes de apresentar e não deixar de registrar para depois compartilhar com amigos e familiares.
Para saber mais
Teatro – O teatro de sombras – A história de Dom Quixote Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4Q6d8JPcwhM
SESC REGISTRO – Teatro de sombras | #EspaçoDeBrincar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5cPU8EGH3pY
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística. (GO-EF04AR25-C) Reconhecer, apreciar, explorar e comparar diferentes modalidades teatrais: teatro de rua, pantomima, teatro musical, teatro de formas animadas – bonecos, sombras, objetos e máscaras, por meio de sites, vídeos, fotografias, revistas especializadas, livros e apreciação de espetáculos, na diversidade de espaços cênicos: rua, palco, teatro, escola, feiras, circo, identificando suas particularidades. (EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Wikipédia, a enciclopédia livre. Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras Equipe editorial de Conceito.de. (31 de Agosto de 2016). Conceito de teatro de sombras. Disponível em: https://conceito.de/teatro-de-sombras |