Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E O SISTEMA NERVOSO
As substâncias psicoativas, também chamadas de drogas, estão presentes nas sociedades humanas desde os tempos mais remotos. O uso de plantas para o tratamento de afecções levou nossa espécie a conhecer suas diversas propriedades — inclusive psicoativas. Na atualidade, tais substâncias não são somente retiradas da natureza. Muitas delas são sintetizadas e, devido à sua ilegalidade, pouco se sabe sobre o que realmente há ali e seus impactos no corpo.
As drogas afetam diretamente o sistema nervoso central (SNC), influenciando processos como percepção, humor, comportamento e até mesmo coordenação motora. Para entender esse efeito, é essencial compreender como o SNC funciona. Este sistema é composto pelo cérebro e pela medula espinal e possui redes complexas de neurônios, que são células responsáveis por transmitir e processar informações. Cada impulso nervoso que passa pelos neurônios ocorre graças à ação de neurotransmissores: substâncias químicas que fazem a comunicação entre células nervosas. As substâncias psicoativas interagem com eles, alterando a maneira como o sistema nervoso processa informações. Essas interações podem resultar em efeitos diversos, dependendo da droga consumida.
As drogas depressoras desaceleram as atividades do sistema nervoso, resultando em relaxamento e sedação.
NOME DA DROGA | CARACTERÍSTICAS | EFEITOS |
---|---|---|
Ácido gama-hidroxibutírico (GHB) | Sintético; líquido ingerido | Curto prazo: euforia, relaxamento; médio prazo: perda de coordenação; longo prazo: risco de overdose e dependência física moderada. |
Álcool | Fermentação de frutas, grãos; bebida ingerida | Curto prazo: relaxamento, desinibição; médio prazo: danos ao fígado, dependência; longo prazo: cirrose, problemas cardíacos. Alta dependência física e psicológica. |
Benzodiazepínicos | Sintético; comprimidos orais | Curto prazo: redução de ansiedade, sedação; médio prazo: tolerância e dependência; longo prazo: dependência grave, síndrome de abstinência. Alta dependência física e psicológica. |
Codeína | Derivada da papoula; comprimidos ou xarope | Curto prazo: alívio da dor, sonolência; médio prazo: constipação; longo prazo: dependência física e tolerância elevada. Dependência física moderada. |
Heroína | Derivada da morfina; injetável, fumada ou cheirada | Curto prazo: euforia intensa, sedação; médio prazo: letargia, constipação; longo prazo: infecções, overdose, dependência grave. Alta dependência física e psicológica. |
Morfina | Derivada da papoula; injetável ou comprimidos | Curto prazo: alívio da dor, sedação; médio prazo: constipação, letargia; longo prazo: dependência física, risco de overdose. Alta dependência física e psicológica. |
As drogas estimulantes aumentam a atividade cerebral, gerando euforia e energia.
NOME DA DROGA | CARACTERÍSTICAS | EFEITOS |
---|---|---|
Anfetaminas | Sintético; comprimidos ou injetável | Curto prazo: aumento da atenção e da energia; médio prazo: insônia, perda de apetite; longo prazo: hipertensão, risco cardiovascular. Dependência física e psicológica moderada. |
Cafeína | Natural; presente no café, chá, refrigerantes | Curto prazo: aumento da atenção e estado de alerta; médio prazo: insônia, irritabilidade; longo prazo: dependência leve, ansiedade. Dependência leve física e psicológica. |
Crack | Derivado da cocaína; fumado | Curto prazo: euforia intensa e rápida; médio prazo: paranoia, comportamento agressivo; longo prazo: danos ao SNC, infarto, alta dependência física e psicológica. |
Metanfetamina | Sintética; fumada, injetável ou comprimidos | Curto prazo: euforia, energia intensa; médio prazo: agressividade, insônia; longo prazo: danos ao SNC, perda de memória, psicose. Alta dependência física e psicológica. |
Tabaco (Nicotina) | Planta do tabaco; fumado, mastigado ou inalado | Curto prazo: estimulação, aumento de foco; médio prazo: tolerância e dependência; longo prazo: risco de câncer, problemas cardiovasculares. Alta dependência física e psicológica. |
Quanto às drogas alucinógenas, elas alteram a percepção e causam ilusões sensoriais.
NOME DA DROGA | CARACTERÍSTICAS | EFEITOS |
---|---|---|
Ayahuasca (DMT)* | Bebida feita com plantas amazônicas; ingerida. | Curto prazo: visões, introspecção; médio prazo: tolerância rápida; longo prazo: sem dependência física. Dependência psicológica rara. |
Cetamina | Sintético; injetável ou inalável | Curto prazo: dissociação, alucinações; médio prazo: tolerância rápida; longo prazo: problemas urinários, confusão mental. Dependência psicológica ocasional. |
Fenciclidina (PCP) | Sintética; fumada ou injetável | Curto prazo: dissociação, agressividade; médio prazo: paranoia; longo prazo: psicose, perda de memória. Dependência psicológica moderada. |
LSD | Sintético; ingerido ou dissolvido sob a língua | Curto prazo: alucinações, distorção de tempo; médio prazo: tolerância rápida; longo prazo: flashbacks, riscos psicológicos. Dependência psicológica leve. |
Peyote (Mescalina)* | Cacto Peyote; ingerida (mastigada ou em chá) | Curto prazo: alucinações, intensificação dos sentidos; médio prazo: tolerância desenvolvida rapidamente; longo prazo: sem dependência física. Dependência psicológica ocasional. |
Psilocibina | Fungos (cogumelos); ingerida | Curto prazo: alucinações, alterações de percepção; médio prazo: tolerância desenvolvida rapidamente; longo prazo: flashbacks, risco de ansiedade. Baixa dependência física; dependência psicológica ocasional. |
*Observação: por terem origem natural, e usadas em situações ritualístico-religiosas, são consideradas substâncias enteógenas.
Finalmente, as drogas de efeito misto combinam ações de estímulo e sedação – e até mesmo alucinação.
NOME DA DROGA | CARACTERÍSTICAS | EFEITOS |
---|---|---|
MDMA (Ecstasy) | Sintético; comprimidos ou cápsulas | Curto prazo: euforia, empatia, aumento da frequência cardíaca; médio prazo: desidratação, fadiga; longo prazo: depressão, danos ao SNC. Dependência psicológica moderada. |
Maconha | Planta de Cannabis; fumada ou ingerida | Curto prazo: relaxamento, alteração sensorial; médio prazo: comprometimento da memória e atenção; longo prazo: dependência psicológica, risco de problemas de memória e concentração. Dependência psicológica moderada. |
As tabelas apresentadas mostram a diversidade de substâncias e o potencial de dependência que cada uma carrega, variando de efeitos rápidos e intensos a impactos de longo prazo que podem comprometer a saúde física e mental. A compreensão dos tipos de substâncias psicoativas e de seus efeitos variados sobre o corpo e o sistema nervoso é essencial para promover o uso consciente de medicamentos, prevenir o uso abusivo de drogas lícitas e estar alerta a respeito das drogas ilícitas e suas consequências legais e para o organismo.
QUESTÃO 1
Substâncias psicoativas não são somente aquelas cujo uso é proibido por lei. Temos como exemplo o álcool e o cigarro, cuja proibição se dá somente em relação à idade do usuário, embora saibamos que algumas pessoas menores de 18 anos, infelizmente, fazem o uso. Sobre esse tema, responda:
A) Qual é a diferença entre droga lícita e ilícita?
B) Para você, o fato do álcool e do cigarro serem drogas lícitas faz deles menos, mais ou igualmente danosos em relação às drogas ilícitas? Explique a sua resposta.
QUESTÃO 2
Leia o trecho abaixo, sobre os resultados de uma grande pesquisa sobre o uso de drogas, realizada em 2017:
Uma das maiores pesquisas globais sobre o uso de substâncias, conduzida pela Global Drug Survey em 2017, abrangeu 50 países, incluindo o Brasil, com a participação de 3 mil brasileiros em um universo de quase 120 mil respondentes. O levantamento trouxe dados estatísticos sobre as 10 drogas mais consumidas em 2016, indicando as seguintes porcentagens de uso: álcool (94,1%), maconha (60%), tabaco (47,6%), bebidas energéticas com cafeína (42,8%), cocaína (19,1%), MDMA/Ecstasy (19%), anfetaminas (12,2%), LSD (11,4%), cogumelos alucinógenos (10,4%) e opioides prescritos (8,9%).
Fonte: GONÇALVES, Paulo Thiago Bandeira de Mello Buys. Drogas lícitas e ilícitas. Ministério da Defesa Saúde Naval – Marinha do Brasil. Disponível em <https://www.marinha.mil.br/saudenaval/content/drogas-l%C3%ADcitas-e-il%C3%ADcitas>. Acesso em 04/11/2024.
Com base no que estudou sobre as substâncias psicoativas, as bebidas energéticas estão elencadas nos resultados da referida pesquisa porque são
(A) substâncias muito usadas pelos brasileiros.
(B) drogas depressoras do sistema nervoso.
(C) substâncias do tipo estimulantes do SNC.
(D) drogas de efeito misto no sistema nervoso.
QUESTÃO 3
Leia o trecho a seguir, baseado na reportagem “É possível regenerar os neurônios: cinco hábitos que podem ajudar”, da El País:
Quais são as consequências da perda de neurônios em um indivíduo, em consequência do uso de substâncias psicotrópicas?
QUESTÃO 4
Leia a seguir um pequeno texto sobre o impacto do consumo de drogas, especialmente por adolescentes. Leia com atenção:
Em 2020, cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas no mundo, e mais de 36 milhões enfrentaram transtornos associados, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2021, do UNODC. O vício, em grande parte, resulta de um descompasso no sistema de recompensa cerebral, que se torna hiperativo e incentiva o uso contínuo das substâncias, mesmo com consequências negativas. No Brasil, o aumento do consumo entre adolescentes destaca a urgência de ações preventivas.
Além dos danos físicos e emocionais, como risco de overdose e prejuízos aos órgãos, o uso de drogas pode estar ligado a ideações suicidas. Nesse contexto, o apoio familiar e a busca por tratamento em instituições especializadas são essenciais. A intervenção precoce e o suporte profissional são cruciais para a recuperação da saúde mental e física, mostrando que alternativas concretas são indispensáveis para reduzir os impactos das drogas e restaurar a qualidade de vida.
Fontes:
COMOLI, Eliane. Uso de drogas altera o sistema de recompensa cerebral. Com Ciência Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. Disponível em https://www.comciencia.br/uso-de-drogas-altera-o-sistema-de-recompensa-cerebral/. Acesso em 04/11/2024.
HOSPITAL Santa Mônica. Quais são os efeitos das drogas no organismo? Disponível em <https://hospitalsantamonica.com.br/quais-sao-os-efeitos-das-drogas-no-organismo/>. Acesso em 04/11/2024.
A) Na sua opinião, o que leva o adolescente a fazer uso de substâncias psicoativas? Você acha que evitar o vício é igualmente, mais ou menos difícil para esse público, comparado ao adulto?
b) Baseado no que estudou sobre esse tema, reflita e desenvolva um raciocínio com base na frase “é melhor prevenir do que remediar”.
QUESTÃO 5
Um exemplo de substância de efeito misto, combinando características depressoras, estimulantes e alucinógenas é a/o
(A) maconha.
(B) anfetamina.
(C) ayahuaska.
(D) codeína.
QUESTÃO 6
É verdadeiro afirmar sobre a relação entre drogas e sistema nervoso que
(A) apenas drogas alucinógenas afetam os neurônios.
(B) o álcool e o tabaco podem prejudicar os neurônios.
(C) só as drogas sintéticas danificam as conexões no SNC.
(D) todas as drogas naturais são inofensivas para o cérebro.
SAIBA MAIS
O vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, apresenta dados sobre o uso do álcool, tabaco, cigarro eletrônico, narguilé. Assista com atenção!
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas. |
Referências | BRASIL. 26/6 – Dia Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf>. Acesso em 04/11/2024. ______. Substâncias Psicoativas. UFPR Jandaia do Sul. Disponível em <https://jandaiadosul.ufpr.br/substancias-psicoativas/#:~:text=O%20que%20s%C3%A3o%20subst%C3%A2ncias%20psicoativas,coca%C3%ADna%2C%20crack%2C%20maconha)>. Acesso em 04/11/2024. CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. Acesso em 04/11/2024. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://tinyurl.com/bdcn9bpn>. Acesso em 04/11/2024. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <https://tinyurl.com/mszn79ds>. Acesso em 04/11/2024. ESPÍRITO SANTO. Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. tribunal de Justiça contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo. Disponível em <http://www.tjes.jus.br/dia-internacional-contra-o-abuso-e-trafico-ilicito-de-drogas/>. Acesso em 04/11/2024. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. Acesso em 04/11/2024. JANSEN, Roberta. Cresce consumo de bebida e drogas por adolescentes; cai uso de preservativo. VivaBem Uol. Disponível em <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/agencia-estado/2022/07/13/cresce-consumo-de-bebida-e-drogas-por-adolescentes-cai-uso-de-preservativo.htm>. Acesso em 04/11/2024. UNODC. Relatório Mundial sobre Drogas 2021 avalia que pandemia potencializou riscos de dependência. Escritório e Ligação e Parceria no Brasil. Disponível em <https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2021/06/relatorio-mundial-sobre-drogas-2021-do-unodc_-os-efeitos-da-pandemia-aumentam-os-riscos-das-drogas–enquanto-os-jovens-subestimam-os-perigos-da-maconha-aponta-relatorio.html#:~:text=De%20acordo%20com%20as%20%C3%BAltimas,associados%20ao%20uso%20de%20drogas>. Acesso em 04/11/2024. ______. Relatório Mundial sobre Drogas 2020: consumo global de drogas aumenta, enquanto COVID-19 impacta mercados, aponta relatório. Escritório e Ligação e Parceria no Brasil. Disponível em <https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2020/06/relatrio-mundial-sobre-drogas-2020_-consumo-global-de-drogas-aumenta–enquanto-covid-19-impacta-mercado.html>. Acesso em 04/11/2024. |