Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE TEXTOS QUE FAZEM PARTE DO NOSSO COTIDIANO.
O FOCO DO ESTUDO SERÁ A EXPLORAÇÃO E COMPREENSÃO DE CARTAS PESSOAIS.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
A CARTA É UM TIPO DE TEXTO UTILIZADO ENTRE AS PESSOAS COM O OBJETIVO DE CORRESPONDEREM ENTRE SI, CONTANDO AS NOVIDADES, TROCANDO INFORMAÇÕES, ENVIANDO E RECEBENDO NOTÍCIAS DE FAMILIARES E AMIGOS. APESAR DAS DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES QUE O GÊNERO CARTA TEM SOFRIDO NA ATUALIDADE, TRADICIONALMENTE, SUA ESTRUTURA POSSUI ALGUNS ELEMENTOS RELATIVAMENTE FIXOS, OS QUAIS SÃO: DATA; DESTINATÁRIO (PARA QUEM É REMETIDA A CARTA); CORPO DO TEXTO; SAUDAÇÃO E ASSINATURA. VEJA AS CARTAS SEGUINTES:
CARTA 1
CARTA 2
1- RESPONDA:
A) COM QUE OBJETIVO CADA UMA DAS CARTAS FORAM ENVIADAS AOS SEUS DESTINATÁRIOS?
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
B) QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DESSE GÊNERO?
______________________________________________________________________________________________________________________
C) QUE RELAÇÃO PARECE EXISTIR ENTRE OS REMETENTES E OS SEUS DESTINATÁRIOS?
______________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
AGORA É COM VOCÊ! IMAGINE QUE VOCÊ TEM UM AMIGO OU PARENTE QUE MORA EM OUTRA CIDADE E VOCÊS NÃO SE VEEM HÁ MUITO TEMPO. ESCREVA UMA CARTA CONTANDO COMO VOCÊ ESTÁ, SEU DIA-A-DIA E RECORDE ALGO QUE PASSARAM JUNTOS. PARA A ELABORAÇÃO DA SUA CARTA, COLOQUE EM PRÁTICA A ESTRUTURA DA CARTA PESSOAL QUE VOCÊ JÁ APRENDEU.
ACESSE ESSA PROPOSTA DIDÁTICA (SLIDES 5 E ATIVIDADE 5 – III BIMESTRE) EM FORMATO PARA IMPRESSÃO. CLIQUE AQUI: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-3o-ano-2/
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidades: | (EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, entre outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. (EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade. (EF02LP12-C) Relacionar a forma de organização do texto, a cantiga e escrita em versos, estrofes e rimas, as canções não possuem a mesma estrutura, a sua finalidade: cantiga de ninar, de roda, de natal possuem finalidades especificas. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |