Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 3º ano do Ensino Fundamental.
Você já brincou de fazer sombra com as mãos na parede ou em um lençol branco?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/10/Shadow_Puppetry_33825421375.jpg)
Sabia que existe um tipo de teatro que a encenação é feita usando a sombra.
A plateia vê apenas a sombra projetada, seja com fantoches, pessoas de corpo inteiro ou somente as mão. Tudo depende de como se quer contar a história.
Questão 1
Vamos ler um pouco da lenda do surgimento do teatro de sombra?
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/10/Design-sem-nome-1-1024x1014.png)
Na China, há milhares de anos, surgiu o teatro de sombras.
Segundo a lenda o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao Mago da corte que a trouxesse de volta do “reino das sombras”, caso contrário ele seria decapitado.
O Mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz.
No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade.
Assim surgiu o teatro de sombras, que se tornou uma forma de arte conhecida em várias culturas e países.
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras. Imagem: Imagem remixada autoral. Disponível em: canva.com
Gostou da lenda? Por quê?
Questão 2
Vamos construir nossos personagens, você pode criá-los ou pegar do acervo desta atividade, clicando no link a seguir.
Materiais: uma caixa de papelão, uma folha branca fina, uma folha para fazer os personagens, uma fita adesiva, uma tesoura e um palito de churrasco. Se quiser uma tinta para pintar a caixa por fora.
Siga as etapas da figura abaixo.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/10/tEATRO-1024x576.jpg)
OBSERVAÇÃO: acesse o link do arquivo com os moldes de possíveis personagens para fantoche: https://docs.google.com/document/d/1hiqB10kgo3tK-sv7tw4EzOWP8H9zMkHPviPC0zTQ0eQ/edit?usp=sharing
Questão 3
Agora vamos construir nosso pequeno teatro de fantoches de sombras?
Siga as etapas da figura abaixo.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/10/16-1024x576.png)
Questão 4
Conhecemos diversas histórias e fábulas. Com os personagens projetados em sobra vamos produzir uma peça. Temos duas opções:
A – Escolha uma história que já conhece para encenar com os colegas ou,
B – Crie com os colegas uma história para encenar com os personagens que construiram.
Atenção: um dos colegas deve ficar responsável por gravar(filmar com um celular ou câmera) a encenação para divulgar nas redes sociais ou em outros veículos de comunicação.
Professor (a), você pode acessar este material em documentos editáveis de texto e PowerPoint. Entre na aba Propostas Didáticas ou no Link: <https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-arte-3a-serie/>
Saber mais
Componente Curricular | Arte |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, etc.) nos processos de criação artística. (GO-EF03AR19-B) Criar e socializar cenas e esquetes teatrais, de forma individual e coletiva, partindo da improvisação, utilizando figurinos, maquiagem, adereços, cenário, objetos cênicos , ocupando diferentes espaços dentro da instituição escolar: palco, sala de aula, sala de leitura, quadra, corredores, pátio e no entorno dela: praças, calçadas, feiras, bosques, parques, espaços comunitários e espaços culturas. |
Referência | Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais.pdf. Disponível em: https:/sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/ Documento Curricular para Goiás Ampliado_vol II.pdf. Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Wikipédia, a enciclopédia livre.Teatro de sombras. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_sombras Equipe editorial de Conceito.de. (31 de Agosto de 2016). Conceito de teatro de sombras. Disponível em: https://conceito.de/teatro-de-sombras |