Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo desenvolver a capacidade de identificar e manter com autonomia a estrutura composicional, o estilo e a situação comunicativa, tanto na leitura como na produção escrita.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Montar um mural com dicas culturais
Olá estudante!
Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo desenvolver a capacidade de identificar e manter com autonomia a estrutura composicional, o estilo e a situação comunicativa, tanto na leitura como na produção escrita.
E para iniciar a compreensão vamos recordar o que é resenha crítica!
A resenha crítica é um texto que avalia e comenta uma obra (livro, filme, peça, etc.) de forma detalhada e analítica. Ela resume o conteúdo e apresenta uma análise, ajudando o leitor a entender e avaliar a obra.
Veja o exemplo:
Depois de recordar sobre a resenha crítica, que tal montar um Mural com resenha de Dicas Culturais?
O mural é um quadro de avisos com informações importantes e sugestões culturais, como resenhas de livros, filmes e peças de teatro. O mural é um lugar especial para compartilhar notícias e mensagens com todos.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
Leia os textos seguintes:
Texto 1
Texto 2
Após a leitura dos textos, responda às seguintes perguntas:
QUESTÃO 2
A resenha crítica é
(A) um texto que apenas resume uma obra.
(B) um texto que avalia e comenta uma obra.
(C) um texto que narra uma história fictícia.
(D) uma lista de compras e tarefas diárias.
QUESTÃO 3
Para elaborar uma resenha crítica é necessário
(A) apenas escolher uma obra e ler ou assistir com atenção.
(B) resumir a obra e escrever informando se gostou ou não.
(C) estruturar a resenha com introdução, resumo, análise e conclusão.
(D) copiar a opinião de outra pessoa, adequando o seu ponto de vista.
QUESTÃO 4
Na sua escola tem um mural de avisos e informações? O quadro de avisos da escola, também chamado de Mural, apresenta informações importantes e sugestões culturais, como resenhas de livros, filmes e peças de teatro. O mural é um lugar especial para compartilhar notícias e mensagens com todos.
Imagine que em sua escola tem o seguinte mural com os assuntos sugeridos:
Escolha um assunto e escreva uma resenha crítica. Por exemplo, ao escolher o assunto “Brinquedos”, você deverá elaborar um texto indicando ou não brinquedos.
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF05LP14) Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto). (EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situaçãocomunicativa e o tema/assunto do texto. (EF05LP15-A/B) Conhecer o local de publicação dos textos, contextualizando-os quanto à extensão, orientação de valores, confiabilidade, e características gráficas e digitais, atentando para as marcas linguísticas, os recursos multimodais e digitais, como postagens e comentários. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |