You are currently viewing Língua Portuguesa – Montar um mural com dicas culturais

Língua Portuguesa – Montar um mural com dicas culturais

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. 

Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo desenvolver a capacidade de identificar e manter com autonomia a estrutura composicional, o estilo e a situação comunicativa, tanto na leitura como na produção escrita.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/jogo-das-notas-amarelas-desenhados-mao_1018348.htm#page=8&query=mural&position=3&from_view=search>Acesso em 5, agosto de 2022

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 3º Bim – Videoaula 4 – MONTAR UM MURAL COM DICAS CULTURAL

Montar um mural com dicas culturais

Olá estudante!

Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo desenvolver a capacidade de identificar e manter com autonomia a estrutura composicional, o estilo e a situação comunicativa, tanto na leitura como na produção escrita.

E para iniciar a compreensão vamos recordar o que é resenha crítica!

A resenha crítica é um texto que avalia e comenta uma obra (livro, filme, peça, etc.) de forma detalhada e analítica. Ela resume o conteúdo e apresenta uma análise, ajudando o leitor a entender e avaliar a obra.

Veja o exemplo:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Depois de recordar sobre a resenha crítica, que tal montar um Mural com resenha de Dicas Culturais?

O mural é um quadro de avisos com informações importantes e sugestões culturais, como resenhas de livros, filmes e peças de teatro. O mural é um lugar especial para compartilhar notícias e mensagens com todos.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

Leia os textos seguintes:

Texto 1

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Texto 2

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022

Após a leitura dos textos, responda às seguintes perguntas:

QUESTÃO 2

A resenha crítica é

(A) um texto que apenas resume uma obra.

(B) um texto que avalia e comenta uma obra de forma detalhada e analítica.

(C) um texto que narra uma história fictícia.

(D) uma lista de compras e tarefas diárias.

QUESTÃO 3

Para elaborar uma resenha crítica é necessário

(A) apenas assistir a um filme.

(B) resumir a obra e dizer se gostou ou não.

(C) escolher a obra, ler ou assistir com atenção, fazer um resumo, avaliar os pontos fortes e fracos, incluir sua opinião, e estruturar a resenha com introdução, resumo, análise e conclusão.

(D) copiar a opinião de outra pessoa.

QUESTÃO 4

Na sua escola tem um mural de avisos e informações? O quadro de avisos da escola, também chamado de Mural, apresenta informações importantes e sugestões culturais, como resenhas de livros, filmes e peças de teatro. O mural é um lugar especial para compartilhar notícias e mensagens com todos. 

Imagine que em sua escola tem o seguinte mural com os assuntos sugeridos:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

 Escolha um assunto e escreva uma resenha crítica. Por exemplo, ao escolher o assunto “Brinquedos”, você deverá elaborar um texto indicando ou não brinquedos.


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF05LP14) Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).
(EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situaçãocomunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF05LP15-A/B) Conhecer o local de publicação dos textos, contextualizando-os quanto à extensão, orientação de valores, confiabilidade, e características gráficas e digitais, atentando para as marcas linguísticas, os recursos multimodais e digitais, como postagens e comentários.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.