You are currently viewing Língua Portuguesa – O anúncio como instrumento de comunicação

Língua Portuguesa – O anúncio como instrumento de comunicação

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. 

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DAS  PROPAGANDAS INFANTIS, MANCHETES E ANÚNCIOS, SENDO ELES PUBLICITÁRIOS OU NÃO.

Disponível em: <https://br.freepik.com/fotos-gratis/as-vidas-negras-importam-o-movimento-com-bolha-de-texto_13378155.htm#query=ANUNCIO&position=30&from_view=search> Acesso em 15, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 3º Ano – 3º Bim – Videoaula 4 – O ANÚNCIO COMO INSTRUMENTO DE COMU

O anúncio como instrumento de comunicação

OLÁ ESTUDANTE!

ESTAMOS CONSTANTEMENTE EXPOSTOS A UMA VARIEDADE DE MENSAGENS PUBLICITÁRIAS E PROPAGANDAS QUE BUSCAM INFLUENCIAR NOSSAS ESCOLHAS E COMPORTAMENTOS.

OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS TEM O OBJETIVO DE CHAMAR A ATENÇÃO DO PÚBLICO-ALVO E INFLUENCIÁ-LOS NA REALIZAÇÃO DE UMA DETERMINADA AÇÃO, SEJA COMPRAR UM PRODUTO, APOIAR UMA CAUSA OU ADOTAR UMA IDEIA.

OS ANÚNCIOS USAM IMAGENS ATRAENTES, MENSAGENS EMOCIONAIS, APELOS À AUTORIDADE E OFERTAS IRRESISTÍVEIS.

AS PROPAGANDAS PODEM SER VEICULADAS EM UMA VARIEDADE DE FORMATOS, INCLUINDO COMERCIAIS DE TELEVISÃO, ANÚNCIOS IMPRESSOS EM REVISTAS E JORNAIS, OUTDOORS, PROPAGANDAS ONLINE, ENTRE OUTROS.

VEJA OS EXEMPLOS:

     ANÚNCIO DE EVENTO

Disponível em: GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

CLASSIFICADO

Disponível em: GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

ANÚNCIO COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO

Disponível em: GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

A PROPAGANDA É UM TIPO DE TEXTO QUE TENTA CONVENCER AS PESSOAS A FAZER ALGO, COMO COMPRAR UM PRODUTO, ACREDITAR EM UMA IDEIA, APOIAR ALGUÉM OU SEGUIR UMA ORGANIZAÇÃO. SUA VEICULAÇÃO PODE SE DAR POR MEIO: IMPRESSO, PELO RÁDIO, PELA TV OU PELA INTERNET. VEJA A PROPAGANDA ABAIXO E RESPONDA:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

A) O TEXTO É:

(   ) RESUMO

(   ) TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

(   ) VERBETE DE CURIOSIDADE

(   ) PROPAGANDA

B) QUAL É O ASSUNTO DO TEXTO?

_______________________________________________________________________________________________________________________

C) QUAL LINGUAGEM FOI USADA?

_____________________________________________________________________________________________________________________

D) EM QUAIS LUGARES PODEMOS ENCONTRAR ESTE TEXTO?

_____________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

A PROPAGANDA TEM COMO CARACTERÍSTICA

(A) INFLUENCIAR AS PESSOAS A REALIZAR AÇÕES ESPECÍFICAS.

(B) SER DISPONIBILIZADA APENAS POR MEIO DE JORNAIS IMPRESSOS.

(C) NÃO FAZER USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS.

(D) UTILIZAR IMAGENS, MÚSICA E EFEITOS SONOROS PARA PERSUADIR O PÚBLICO-ALVO.

QUESTÃO 3

OS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS TEM COMO OBJETIVO

(A) ENTRETER O PÚBLICO-ALVO.

(B) TRANSMITIR INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE UM PRODUTO.

(C) INFLUENCIAR O PÚBLICO-ALVO A REALIZAR UMA AÇÃO ESPECÍFICA.

(D) DESPERTAR O INTERESSE DO PÚBLICO-ALVO EM ASSUNTOS DIVERSOS.

QUESTÃO 4

EXISTEM ANÚNCIOS COM DIVERSAS FUNÇÕES. VEJA O ESQUEMA A SEGUIR:

AGORA É COM VOCÊ! LEIA OS ANÚNCIOS E IDENTIFIQUE A SUA FUNÇÃO:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022
Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022

Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades:(EF12LP12-A) Planejar a escrita de gêneros do campo jornalístico, organizando, inicialmente, as ideias sobre a temática trabalhada, a qual pode trazer informações sobre a comunidade, região, entre outras.
(EF12LP08-A) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos que circulam no campo da vida pública com informações sobre o país, estado e/ou município.
(EF02LP19-A) Planejar os textos que serão produzidos oralmente, com apoio do registro escrito e audiovisual.
(EF12LP08-B) Reconhecer o tema/assunto de textos do campo da vida pública, como: fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil.
(EF12LP08-C) Compreender a situação comunicativa, locutor, interlocutor, informação e esfera de circulação, em textos do campo da vida pública.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.