You are currently viewing Língua Portuguesa – Lides em notícias: resumindo fatos importantes

Língua Portuguesa – Lides em notícias: resumindo fatos importantes

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. 

 INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE LIDES QUE COMPÕEM AS NOTÍCIAS.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/anuncio-de-negocios-de-bolha-de-fala-e-megafone-3d-alto-falante-publico-com-modelo-de-bolha-de-alerta-de-aviso-para-alto-falante-de-texto-anuncia-promocao-de-marketing-isolada-em-branco_28946012.htm#page=8&query=NOTICIAS&position=40&from_view=search> Acesso em 25, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 2º Ano – 3º Bim – Videoaula 4 – LIDES EM NOTÍCIAS: RESUMINDO FATOS

Lides em notícias: resumindo fatos importantes

OLÁ ESTUDANTE!

INICIAREMOS MAIS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TEM COMO OBJETIVO O ESTUDO DE LIDES QUE COMPÕEM AS NOTÍCIAS.

VOCÊ SABE O QUE É LIDE?

O LIDE (OU LEAD EM INGLÊS) É O PRIMEIRO PARÁGRAFO DE UMA NOTÍCIA E TEM A FUNÇÃO DE RESUMIR AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES, CAPTURANDO A ATENÇÃO DO LEITOR E RESPONDENDO ÀS PRINCIPAIS PERGUNTAS SOBRE O ACONTECIMENTO. 

UM BOM LIDE DEVE SER CONCISO, CLARO E OBJETIVO, FORNECENDO UMA VISÃO GERAL DO QUE SERÁ DETALHADO NO RESTANTE DO TEXTO.

VEJA O EXEMPLO:

Disponível em: GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

DICAS PARA ESCREVER UM LIDE EFICAZ: 

  • PRIORIZE AS INFORMAÇÕES IMPORTANTES.
  • COLOQUE AS INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES NO INÍCIO.
  • SEJA ESPECÍFICO.
  • REVISE O QUE ESCREVEU.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

A NOTÍCIA É UM TEXTO DO CAMPO JORNALÍSTICO COM O OBJETIVO PRINCIPAL DE INFORMAR SOBRE FATOS DE INTERESSE GERAL DE MANEIRA CLARA, PRECISA E OBJETIVA. A NOTÍCIA TEM COMO ELEMENTOS: TÍTULO, SUBTÍTULO, LIDE E CORPO DE TEXTO. VEJA A NOTÍCIA SEGUINTE:

Disponível em:<https://br.freepik.com/psd-gratuitas/copa-do-mundo-do-catar_29009271.htm#page=2&query=COPA%20DO%20MUNDO&position=27&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022.

A-IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DA NOTÍCIA ABAIXO SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES:

B- ESSE GÊNERO TEXTUAL É ENCONTRADO, GERALMENTE EM QUAL SUPORTE?

_______________________________________________________________________________________________

C- QUE ACONTECIMENTO RECENTE É RELATADO NESTA NOTÍCIA?

______________________________________________________________________________________________

D- POR QUE ESSA NOTÍCIA É DE INTERESSE PÚBLICO?

______________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 2

O LIDE (OU LEAD) EM UMA NOTÍCIA É

(A) UM RESUMO DO CONTEÚDO COMPLETO DA NOTÍCIA.

(B) O TÍTULO DA NOTÍCIA.

(C) O PRIMEIRO PARÁGRAFO DA NOTÍCIA QUE RESUME AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES.

(D) A CONCLUSÃO DA NOTÍCIA.

QUESTÃO 3

UMA DAS DICAS PARA ESCREVER UM LIDE EFICAZ É:

(A) COLOCAR AS INFORMAÇÕES MENOS IMPORTANTES NO INÍCIO.

(B) NÃO SE PREOCUPAR COM O LEITOR PODENDO USAR QUALQUER LINGUAGEM.

(C) SER ESPECÍFICO E FORNECER DETALHES CONCRETOS.

(D) EVITAR REVISAR O TEXTO PARA MANTÊ-LO ORIGINAL.

QUESTÃO 4

VOCÊ SABIA QUE O LIDE É UMA DAS PARTES PRINCIPAIS DA NOTÍCIA? ESTE ELEMENTO DA NOTÍCIA É A   INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO.  O LIDE DEVE INFORMAR QUAL É O FATO NOTICIADO E AS PRINCIPAIS CIRCUNSTÂNCIAS EM QUE ELE OCORRE RESPONDENDO: O QUÊ? QUEM? QUANDO? ONDE? COMO? POR QUÊ? 

SENDO ASSIM, RETIRE DOS TRECHOS AS RESPOSTAS PARA ESSES QUESTIONAMENTOS.

TRECHO 1 (LIDE 1)

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

TRECHO 2 (LIDE 2)

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Autoria:Gabriele Leandro Dias
Formação: Pedagogia/ Psicologia
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades:(EF12LP04-A/B/C/D) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, bilhetes, calendários, avisos, convites, receitas, entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EF12LP08) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, entre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 3°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.