Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Iniciaremos mais uma sequência didática, que tem como objetivo o estudo de textos instrucionais.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Textos instrucionais
E você sabe o que são textos instrucionais?
Os textos instrucionais têm como objetivo orientar e instruir o leitor sobre como realizar tarefas ou atividades. Eles fornecem instruções detalhadas e passo a passo para garantir a execução correta.
Exemplos comuns incluem manuais de instrução, receitas culinárias, tutoriais e regras de jogos.
Em geral, esses textos apresentam: linguagem simples e direta, instruções organizadas em uma ordem lógica e cronológica, facilitando o entendimento e a execução.
Organização de um texto instrucional:
- Título: Descreve claramente o objetivo do texto.
- Introdução: Explica brevemente o objetivo.
- Lista de Materiais ou Ferramentas: Detalha todos os itens necessários.
- Instruções Passo a Passo: Detalha as ações em ordem cronológica.
- Dicas e Avisos: Inclui dicas úteis e avisos sobre dificuldades ou perigos.
- Imagens ou Ilustrações (Opcional): Complementa as instruções com diagramas ou fotos.
Veja o texto seguinte:
lustrações, diagramas ou fotos podem ser extremamente úteis para complementar as instruções escritas e ajudar o leitor a visualizar cada etapa.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
O texto instrucional é um gênero textual que tem como principal característica a informação. São exemplos desse tipo de texto: receitas, manuais, orientações, enunciados, leis, regras, normas, prescrições, guias e mapas, bulas, instruções, regulamentos, declaração, estatuto, tutoriais, códigos etc.
Veja o texto instrucional:
O texto que você leu é um texto instrucional pois
(A) apresenta um tema de interesse público visando explicá-lo à luz da ciência.
(B) passa através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.
(C) indica procedimentos a serem realizados pelo leitor.
(D) informa fatos do cotidiano relevantes para a sociedade.
QUESTÃO 2
A) De acordo com o texto, responda:
Qual o título do texto? |
Em que locais podemos encontrar este tipo de texto? |
Você considera o título atrativo? Dê um outro título para a notícia. |
Você já brincou desta brincadeira? |
Que tal brincar de passa anel? |
Quem está com o anel?
- A criança que está com o anel está com as pernas cruzadas.
- A criança que está com o anel usa bermuda.
- A criança que está com o anel não está sentada nas pontas.
- A criança que está com o anel é: ____________
QUESTÃO 3
O principal objetivo do texto instrucional é
(A) entreter o leitor com histórias envolventes.
(B)informar o leitor sobre notícias atuais.
(C)orientar e instruir o leitor sobre como realizar tarefas ou atividades.
(D) convencer o leitor a adotar uma opinião específica.
QUESTÃO 4
O texto instrucional traz instruções em ordem cronológica, ou seja, na ordem em que as ações devem ser realizadas no tempo. Veja agora a receita seguinte e realize as propostas:
A) Identifique os elementos do texto instrucional e grife:
-Azul: título.
-Amarelo: a preparação de materiais.
-Vermelho: corpo de explicação ou regras.
-Verde: referência.
B) Que tal escrever uma receita? Escolha uma receita de sua preferência e escreva:
Autoria: | Gabriele Leandro Dias |
Formação: | Pedagogia/ Psicologia |
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF04LP13) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos e instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/apresentação de materiais e instruções/passos de jogo). (EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |