Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
AS UNIDADES DE MEDIDA SÃO PADRÕES ESTABELECIDOS PARA MEDIR DIFERENTES TIPOS DE GRANDEZAS, TAIS COMO COMPRIMENTO, CAPACIDADE, MASSA, TEMPO E VOLUME.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
QUANDO UTILIZAMOS PARTE DO CORPO PARA REALIZARMOS MEDIAÇÕES, OBTEMOS RESULTADOS APROXIMADOS E MEDIDAS DIFERENTES DE OUTRAS PESSOAS. POR ESSA RAZÃO HOUVE A NECESSIDADE DE SE CRIAR MEDIDAS PADRÕES, DENTRE ELAS O CENTÍMETRO (CM). UM DOS OBJETOS QUE UTILIZAMOS PARA REALIZAR MEDIDAS EM CENTÍMETROS É A RÉGUA.
OBSERVE COMO PODEMOS MEDIR UMA CANETA UTILIZANDO A RÉGUA. COMEÇAMOS A MEDIR A PARTIR DO ZERO ATÉ O NUMERAL QUE CORRESPONDE À MEDIDA DO COMPRIMENTO DA CANETA.
A) DE ACORDO COM A IMAGEM, QUAL A MEDIDA DA CANETA?
B) AGORA, UTILIZE UMA RÉGUA, MEÇA O COMPRIMENTO, EM CENTÍMETROS DA IMAGEM ABAIXO:
C) AGORA, EM SUA CASA, MEÇA COM UMA RÉGUA OS OBJETOS:
- COLHER
- CHAVE
- ESCOVA DE DENTE
Questão 2
VEJA ABAIXO A LISTA DE INGREDIENTES PARA FAZER UM BOLO DE CHOCOLATE:
- PARA MEDIR A QUANTIDADE DE AÇÚCAR DA RECEITA QUAL INSTRUMENTO PODE SER USADO?
- SABENDO QUE 1 KG POSSUI 1000 G, QUANTOS BOLOS COMO ESTE DÁ PRA SER FEITO COM 1 KG DE FARINHA DE TRIGO?
- PARA A RECEITA, SERÁ NECESSÁRIO MAIS OU MENOS DE 1 L DE ÓLEO?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 3º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
SAIBA MAIS
Conheça um pouco mais sobre o “Avestruz” uma ave cheia de características próprias e muito interessantes.
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidade: | (EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade. (EF03MA20-A) Estimar e medir medidas de capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama, presentes em textos cotidianos, tais como: embalagens, bulas de remédios, entre outros. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |