Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS
As substâncias psicoativas são compostos químicos que alteram o funcionamento do sistema nervoso central, modificando percepções, emoções e comportamentos. Muitas vezes, são chamadas de “drogas” devido à sua capacidade de causar dependência, especialmente quando usadas com frequência. Esses efeitos ocorrem porque as substâncias interferem nos mecanismos naturais do cérebro, influenciando a liberação de substâncias como a dopamina e a serotonina, que regulam o prazer, a motivação e o humor.
As drogas podem ser divididas em lícitas e ilícitas, de acordo com sua legalidade e aceitação social. As lícitas são aquelas cuja venda e consumo são permitidos sob regulamentação, como o álcool e o tabaco. Já as ilícitas são aquelas proibidas pela lei, como a cocaína e a maconha (em muitos países, inclusive no Brasil).
Além dessa classificação, as drogas também podem ser categorizadas com base em sua ação no sistema nervoso central. Assim, são divididas em quatro grandes grupos:
- Depressoras: reduzem a atividade do sistema nervoso, causando relaxamento, sedação e, em doses elevadas, podem levar ao coma ou à morte. São amplamente consumidas, principalmente na forma de álcool, e podem causar dependência e sérios problemas de saúde. Os opioides, como a heroína e a morfina, também pertencem a este grupo e têm alto potencial de vício e overdose.
- Estimulantes: aumentam a atividade cerebral, causando sensação de alerta, energia e euforia. Substâncias como a cocaína e a nicotina são exemplos desse grupo, e seu uso contínuo pode levar a sérios danos ao sistema cardiovascular, além de comportamentos agressivos e paranoicos.
- Alucinógenas: alteram a percepção sensorial e podem provocar alucinações visuais, auditivas ou táteis. O LSD, por exemplo, é conhecido por causar distorções intensas da realidade e pode resultar em confusão mental e paranoia, embora seu uso em pesquisas médicas esteja sendo explorado.
- Drogas de ação mista: combinam efeitos depressivos e estimulantes, dependendo da dose e da forma de uso. A maconha e o ecstasy são exemplos comuns. A maconha pode causar tanto relaxamento quanto ansiedade, enquanto o ecstasy pode provocar intensa euforia, mas também sérios danos neurológicos e desidratação.
O uso de substâncias psicoativas, sejam lícitas ou ilícitas, tem implicações profundas para a saúde física, mental e social. As consequências variam de danos imediatos, como acidentes e doenças agudas, a efeitos a longo prazo, como dependência, isolamento social e estigmatização.
QUESTÃO 1
Refletindo sobre o conceito de drogas, explique o sentido do uso da palavra “drogaria”, quando fazemos referência ao estabelecimento que vende medicamentos.
QUESTÃO 2
Há drogas que são lícitas, e há também as ilícitas. Ambas podem causar dependência. Portanto,
(A) todas são potencialmente perigosas à nossa saúde e integridade.
(B) a diferença é que as drogas lícitas não causam problemas de saúde.
(C) drogas ilícitas só podem ser usadas por pessoas maiores de 18 anos.
(D) podemos dizer que a posse, assim como, uso das drogas lícitas é ilegal.
Leia alguns trechos do documento “O que os adolescentes devem saber sobre as drogas”, do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), para responder às questões 3 e 4:
QUESTÃO 3
No trecho “Depois, muitas pessoas ficam deprimidas e começam se sentir sozinhas e doentes”, podemos afirmar corretamente que trata-se de características do(a)
(A) dependência física.
(B) dependência química.
(C) síndrome da abstinência.
(D) tolerância à substância.
QUESTÃO 4
Leia a seguir o título e o lide de uma notícia escrita por Tainá Lourenço, para o Jornal da USP, a partir dos resultados É o que revela de pesquisa da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.
A) O texto aponta alguns possíveis fatores que levam o adolescente a fazer uso de substâncias psicoativas. No seu ponto de vista, quais seriam os principais? Explique o seu ponto de vista.
B) Na sua opinião, o que pode ser feito enquanto prevenção ao uso/abuso de substâncias psicoativas? Justifique.
SAIBA MAIS
Você sabia que o uso de entorpecentes é mais comum entre jovens? E que o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas é em 26 de junho? No vídeo da professora Mariana Araguaia, são feitas outras pontuações sobre as drogas no contexto mundial e local. Assista e reflita!
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF06CI10-A) Identificar critérios históricos, econômicos e sociais determinantes na classificação das drogas, compreendendo e distinguindo a classificação em lícitas e ilícitas, relacionando seus efeitos à alteração da saúde nas dimensões física, psicológica, emocional e social. |
Referências | BRASIL. 26/6 – Dia Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em <https://tinyurl.com/2s45d7b9>. Acesso em 12/09/2024. ______. Substâncias Psicoativas. UFPR Jandaia do Sul. Disponível em <https://tinyurl.com/bdhmurmz>. Acesso em 12/09/2024. CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://tinyurl.com/bdcn9bpn>. Acesso em 12/09/2024. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <https://tinyurl.com/mszn79ds>. Acesso em 12/09/2024. ESPÍRITO SANTO. Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. tribunal de Justiça contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo. Disponível em <https://tinyurl.com/32564buf>. Acesso em 12/09/2024. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. JANSEN, Roberta. Cresce consumo de bebida e drogas por adolescentes; cai uso de preservativo. VivaBem Uol. Disponível em <https://tinyurl.com/4ttrm952>. Acesso em 12/09/2024. LOURENÇO, Tainá. 80% dos alunos entre 13 e 15 anos já consumiram alguma substância psicoativa. Jornal da USP. Disponível em <https://tinyurl.com/4ud3ps7d>. Acesso em 10/09/2024. UNODC. Relatório Mundial sobre Drogas 2020: consumo global de drogas aumenta, enquanto COVID-19 impacta mercados, aponta relatório. Escritório e Ligação e Parceria no Brasil. Disponível em <https://tinyurl.com/yfh4jzhb>. Acesso em 12/09/2024. ______. Relatório Mundial sobre Drogas 2021 avalia que pandemia potencializou riscos de dependência. Escritório e Ligação e Parceria no Brasil. Disponível em <https://tinyurl.com/mr4xnd37>. Acesso em 12/09/2024. |