You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – ESCRITA COMPARTILHADA: FÁBULAS

LÍNGUA PORTUGUESA – ESCRITA COMPARTILHADA: FÁBULAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


RELEMBRANDO…

PODEMOS CARACTERIZAR A REESCRITA COMO AS RETOMADAS QUE SÃO FEITAS NO TEXTO E QUE NELE PRODUZEM ALGUMA ALTERAÇÃO, QUE PODE SER DESDE UMA PEQUENA CORREÇÃO, COMO QUESTÕES DE CONVENÇÕES ORTOGRÁFICAS, ATÉ ALTERAÇÕES QUE MUDAM O SIGNIFICADO DO TEXTO.

SE TOMARMOS A PALAVRA REESCRITA NO SEU SENTIDO LITERAL, CONCLUÍMOS QUE SE TRATA DE ALGO LIGADO À CORREÇÃO. 

MAS NESTE CONTEXTO, ELA DEVE SER ENTENDIDA COMO UM AUXÍLIO, PRINCIPALMENTE AO NOS REFERIRMOS À PRODUÇÃO DE TEXTOS NARRATIVOS.

AS FÁBULAS TIVERAM ORIGEM NO ORIENTE E PERTENCERAM AOS ASSÍRIOS E  BABILÔNIOS, MAS FOI ESOPO, ESCRAVO DA GRÉCIA ANTIGA A DESENVOLVEU.


VAMOS VER A VIDEOAULA?

CANAL: https://youtu.be/SoedYFhOz9c

VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

OBSERVE OS DESENHOS QUE APARECEM NA FÁBULA “O LEÃO E O RATINHO”  E PINTE OU MARQUE O NOME.

LEÃOGALINHAÁRVORETELEFONEPINTOR
URSOELEFANTEAVIÃOREDECARPINTEIRO
MACACORATINHORAPOSAROSACAÇADOR

QUESTÃO 2

VAMOS FAZER A REESCRITA DA FÁBULA O LEÃO E O RATINHO? RECORTE AS CENAS E COLOQUE-AS EM ORDEM.

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________


https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(GO-EF01LP40) RECONHECER, A PARTIR DE TEXTOS COMO QUADRINHAS, CANTIGAS, PARLENDAS, ENTRE OUTROS GÊNEROS AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE ESCRITA: LETRAS E PALAVRAS; RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA. (EF15LP15-A/B/C) RECONHECER QUE OS TEXTOS LITERÁRIOS FAZEM PARTE DO MUNDO DO IMAGINÁRIO E APRESENTAM UMA DIMENSÃO LÚDICA, DE ENCANTAMENTO, VALORIZANDO-OS, EM SUA DIVERSIDADE CULTURAL, COMO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO DA HUMANIDADE, INCLUINDO A LITERATURA GOIANA. (EF01LP26) IDENTIFICAR ELEMENTOS DE UMA NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA, INCLUINDO PERSONAGENS, ENREDO, TEMPO E ESPAÇO. (GO-EF12LP20) IDENTIFICAR INÍCIO, MEIO E FIM EM NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA.

REFERÊNCIASGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3o. Bimestre; Goiânia, 2022.
GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

IMAGENS RETIRADAS DO SITE:
HTTPS://BR.FREEPIK.COM/
HTTPS://PIXABAY.COM/PT/
CANVA