ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
RELEMBRANDO…
PODEMOS CARACTERIZAR A REESCRITA COMO AS RETOMADAS QUE SÃO FEITAS NO TEXTO E QUE NELE PRODUZEM ALGUMA ALTERAÇÃO, QUE PODE SER DESDE UMA PEQUENA CORREÇÃO, COMO QUESTÕES DE CONVENÇÕES ORTOGRÁFICAS, ATÉ ALTERAÇÕES QUE MUDAM O SIGNIFICADO DO TEXTO.
SE TOMARMOS A PALAVRA REESCRITA NO SEU SENTIDO LITERAL, CONCLUÍMOS QUE SE TRATA DE ALGO LIGADO À CORREÇÃO.
MAS NESTE CONTEXTO, ELA DEVE SER ENTENDIDA COMO UM AUXÍLIO, PRINCIPALMENTE AO NOS REFERIRMOS À PRODUÇÃO DE TEXTOS NARRATIVOS.
AS FÁBULAS TIVERAM ORIGEM NO ORIENTE E PERTENCERAM AOS ASSÍRIOS E BABILÔNIOS, MAS FOI ESOPO, ESCRAVO DA GRÉCIA ANTIGA A DESENVOLVEU.
VAMOS VER A VIDEOAULA?
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
OBSERVE OS DESENHOS QUE APARECEM NA FÁBULA “O LEÃO E O RATINHO” E PINTE OU MARQUE O NOME.
LEÃO | GALINHA | ÁRVORE | TELEFONE | PINTOR |
URSO | ELEFANTE | AVIÃO | REDE | CARPINTEIRO |
MACACO | RATINHO | RAPOSA | ROSA | CAÇADOR |
QUESTÃO 2
VAMOS FAZER A REESCRITA DA FÁBULA O LEÃO E O RATINHO? RECORTE AS CENAS E COLOQUE-AS EM ORDEM.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (GO-EF01LP40) RECONHECER, A PARTIR DE TEXTOS COMO QUADRINHAS, CANTIGAS, PARLENDAS, ENTRE OUTROS GÊNEROS AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE ESCRITA: LETRAS E PALAVRAS; RELAÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA. (EF15LP15-A/B/C) RECONHECER QUE OS TEXTOS LITERÁRIOS FAZEM PARTE DO MUNDO DO IMAGINÁRIO E APRESENTAM UMA DIMENSÃO LÚDICA, DE ENCANTAMENTO, VALORIZANDO-OS, EM SUA DIVERSIDADE CULTURAL, COMO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO DA HUMANIDADE, INCLUINDO A LITERATURA GOIANA. (EF01LP26) IDENTIFICAR ELEMENTOS DE UMA NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA, INCLUINDO PERSONAGENS, ENREDO, TEMPO E ESPAÇO. (GO-EF12LP20) IDENTIFICAR INÍCIO, MEIO E FIM EM NARRATIVA LIDA OU ESCUTADA. |
REFERÊNCIAS | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 1o. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3o. Bimestre; Goiânia, 2022. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: HTTPS://BR.FREEPIK.COM/ HTTPS://PIXABAY.COM/PT/ CANVA |