You are currently viewing Língua Portuguesa – Estudando e produzindo resenha crítica coletivamente

Língua Portuguesa – Estudando e produzindo resenha crítica coletivamente

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo compreender sobre o gênero  resenha crítica.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/notebook-doodle-desenhado-a-mao_16951155.htm#query=livros&position=3&from_view=search>Acesso em 5, agosto de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 5º Ano – 3º Bim – Videoaula 3 – ESTUDANDO E PRODUZINDO RESENHA

Estudando e produzindo resenha crítica coletivamente

Olá estudante!

Você sabe o que é uma resenha crítica?

Veja o exemplo:

Disponível em:  GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

A resenha crítica é um gênero textual que envolve a análise, interpretação e avaliação de uma obra, que pode ser um livro, um filme, um espetáculo teatral, uma peça musical, entre outros.

O resenhista combina descrição e opinião, oferecendo uma visão crítica do objeto analisado.

A função da resenha crítica é proporcionar ao leitor uma visão geral da obra, destacando seus principais aspectos e características.

Para elaborar uma resenha crítica é necessário:

1- Conhecer a obra.

2- Fazer registros sobre a obra.

3-Pesquisar sobre o autor.

4-Criar sua opinião.

5- Escreva o texto.

Disponível em:<https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-dos-desenhos-animados-de-volta-ao-fundo-da-escola_4711870.htm#query=estudante%20desenho&position=0&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022.

A estrutura de uma resenha crítica pode variar um pouco dependendo do estilo do autor e do contexto em que está sendo escrita, mas geralmente segue um formato básico que inclui os seguintes elementos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

• Apresentação da obra: Breve introdução ao que será analisado.
  • Propósito da resenha: Explicação do objetivo da resenha e do contexto da obra.

Desenvolvimento

• Descrição concisa dos principais pontos da obra, evitando muitos detalhes ou spoilers.
  • Contexto: Informações relevantes que situam a obra em seu contexto (histórico, cultural, social, etc.).
  • Análise Crítica.

Conclusão

• Considerações finais: Comentários finais que reforçam a opinião geral sobre a obra.
  • Exponha sua indicação ou não da obra.

Você sabe qual é a diferença entre resumo e resenha crítica?

Disponível em:<https://br.freepik.com/vetores-gratis/uma-garota-pensando-com-textos-explicativos_25676092.htm#query=CRIAN%C3%87A%20PENSANDO%20DESENHO&position=38&from_view=search> Acesso em 5, junho de 2022.

O resumo é uma apresentação concisa e objetiva dos principais pontos de um texto, obra ou evento.

A resenha é um texto crítico que, além de resumir o conteúdo de uma obra, oferece uma análise e interpretação detalhada, incluindo opiniões e julgamentos do autor da resenha.

QUESTÃO 1

Leia a resenha crítica seguinte:

Disponível em: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Após a leitura do texto encontre as seguintes informações:

A) Título:
B) Assunto abordado:
C) Função social deste texto:
D) Qual é a opinião do autor sobre o jogo:
E) Qual é a sua opinião sobre este game (caso conheça) ou games em geral:

QUESTÃO 2

A função principal de uma resenha crítica é

(A) resumir a obra sem oferecer opinião.

(B) proporcionar ao leitor uma visão geral da obra, destacando seus principais aspectos e características.

(C) promover a obra de maneira imparcial.

(D) criticar a obra de maneira negativa.

QUESTÃO 3

A estrutura básica de uma resenha crítica é

(A) Introdução, Resumo, Análise.

(B) Introdução, Desenvolvimento, Conclusão.

(C) Prefácio, Corpo, Epílogo.

(D) Apresentação, Discussão, Encerramento.

QUESTÃO 4

Você sabia que a resenha crítica circula em diferentes veículos de comunicação e pode estar voltada a diferentes públicos?

Na escola esse gênero é muito utilizado pois visa desenvolver a capacidade argumentativa do estudante, promove o desenvolvimento pessoal, incentivando uma apreciação mais profunda da literatura, do cinema e de outras formas de arte.

Sabendo disso, agora é com você! Escreva uma RESENHA CRÍTICA sobre algum livro que você já leu e achou interessante. Se puder, leia-o novamente prestando atenção na história, nos personagens, cenário, costumes, tempo e etc. Siga as orientações:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/livro-em-branco-sobre-fundo-branco_3975643.htm#query=pagina%20de%20livro&position=21&from_view=search>Acesso em 25, agosto de 2022

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF05LP15) Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF05LP15-A/B) Conhecer o local de publicação dos textos, contextualizando-os quanto à extensão, orientação de valores, confiabilidade, e características gráficas e digitais, atentando para as marcas linguísticas, os recursos multimodais e digitais, como postagens e comentários.
(EF05LP16) Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.
(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.