Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Iniciaremos mais uma sequência didática que tem como objetivo o estudo do gênero textual notícia.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/09/1-27-e1663348217150.jpg)
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Textos jornalísticos com recursos semióticos
Olá estudante!
Você tem o costume de ler notícias?
Veja o texto seguinte:
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/09/1-74-e1715951418595.jpg)
Qual é o tema principal da notícia?
O que você achou desta informação?
A notícia é um gênero textual específico do jornalismo, cujo principal objetivo é informar o público sobre acontecimentos recentes, relevantes ou de interesse geral.
Ela informa: o que aconteceu, quando, onde e quem são os envolvidos.
A estrutura da notícia geralmente segue a pirâmide invertida, onde as informações mais importantes aparecem no início e as menos importantes, como detalhes adicionais e antecedentes, vêm depois.
O gênero notícia apresenta um título principal escrito em destaque e em seguida um título auxiliar.
O primeiro parágrafo da notícia é chamado de lide, deve conter as informações mais importantes, respondendo às perguntas básicas: quem, o quê, quando, onde, como e por quê.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/09/1-75-e1715951571879.jpg)
Você já observou que existem outros elementos que também aparecem nas notícias?
São os recursos expressivos gráfico-visuais, elementos não textuais. Estes elementos ajudam na compreensão do texto e atrai os leitores.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/09/3-4-e1663348702139.jpg)
O infográfico, por exemplo, é uma representação visual de informações, dados ou conhecimentos, combinando elementos gráficos, como imagens, ilustrações, gráficos e texto, para transmitir uma mensagem de forma clara e eficaz.
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
A notícia é um gênero textual específico do jornalismo, cujo principal objetivo é informar o público sobre acontecimentos recentes, relevantes ou de interesse geral. Veja a notícia e realize as atividades propostas:
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/09/2-5-e1663348374602.jpg)
A) Qual o assunto que gerou a notícia?
_______________________________________________________________________________________________________________________
B) Onde ocorreu o fato?
_______________________________________________________________________________________________________________________
C) Você considera o título atrativo? Dê um outro título para a notícia.
_______________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
O texto que você leu é uma notícia. Isso se justifica por sua finalidade ser:
(A) apresentar um tema de interesse público visando explicá-lo à luz da ciência.
(B) passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.
(C) contar uma história engraçada para divertir o leitor.
(D) informar fatos do cotidiano relevantes para a sociedade.
QUESTÃO 3
Uma notícia deve informar elementos como
(A) quem, o quê, onde e por que.
(B) O que aconteceu, quando, onde e quem são os envolvidos.
(C) Quando, onde, como e por quê.
(D) O que aconteceu, por quê, quem e como.
QUESTÃO 4
Para garantir que uma informação importante seja transmitida ao leitor, os autores podem fazer uso de infográficos. Observe o seguinte exemplo e fique por dentro deste assunto!
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/09/3-4-e1663348702139.jpg)
Que tal elaborar um infográfico?
Assim sendo, você deverá fazer um levantamento de temas que sejam de interesse da comunidade escolar. Em seguida, faça uma pesquisa e selecione as informações e imagens que vão fazer parte do infográfico. Boa produção!
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2022/09/1-28-e1663348850710.jpg)
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. (EF15LP05-C) Produzir pequenos textos com roteiros associados à imagens e atentar-se à estrutura textual. (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopéias). (EF15LP14-A) Ler histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras, em colaboração com os colegas e com o auxílio doprofessor ou com certa autonomia. (EF15LP14-B) Reconhecer as características e organização de histórias em quadrinhos e tirinhas, entre outros gêneros, analisando e comparando assemelhanças e diferenças de cada gênero. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |