You are currently viewing Ciências da Natureza – Sistema nervoso

Ciências da Natureza – Sistema nervoso

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


Imagem 1. ARAGUAIA, Mariana. Sistema nervoso. Canva. Criada em 19/11/2024.

SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso humano coordena e regula o funcionamento do corpo, atuando como uma rede de comunicações que processa estímulos e elabora respostas. Essa interação com outros sistemas, como o locomotor, é essencial para ações motoras e sensoriais, permitindo a adaptação ao ambiente e a manutenção da saúde.

O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é composto pelo encéfalo e pela medula espinal. O encéfalo, por sua vez, é formado pelo cérebro, que processa informações sensoriais, controla movimentos voluntários e regula funções cognitivas como memória e linguagem; o cerebelo, que coordena o equilíbrio e a postura; e o tronco encefálico, responsável por funções vitais como respiração e batimentos cardíacos. A medula espinal conecta o encéfalo às diversas regiões do organismo, transmitindo informações e coordenando reflexos – rápidos e involuntários.

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Sistema nervoso central. Canva. Criado em 19/11/2024.

Quanto ao SNP, ele é formado por nervos e gânglios que ligam o sistema nervoso central (SNC) às demais partes do corpo, transmitindo estímulos sensoriais e distribuindo comandos motores. Ele se subdivide em sistema nervoso somático, que controla ações voluntárias, como os movimentos dos músculos esqueléticos, e sistema nervoso autônomo (SNA), que regula funções involuntárias. O SNA, por sua vez, é subdividido em sistema simpático, que prepara o corpo para situações de “luta ou fuga”, e parassimpático, que promove o relaxamento e a recuperação.

Imagem 3. ARAGUAIA, Mariana. Sistema nervoso periférico. Canva. Criado em 19/11/2024.

As células do sistema nervoso incluem os neurônios, responsáveis por transmitir impulsos nervosos, e os gliócitos, que oferecem suporte, nutrição e proteção. Cada neurônio possui dendritos, que captam estímulos; o corpo celular, que os processa; e o axônio, que conduz o impulso até as terminações axonais. A bainha de mielina, formada por gliócitos, envolve o axônio, acelerando a transmissão. O impulso nervoso segue o caminho: dendritos → corpo celular → axônio → terminações axonais.

As ações motoras e sensoriais dependem de uma coordenação precisa: órgãos sensoriais, como olhos, ouvidos e pele, captam estímulos e enviam sinais ao SNC por nervos específicos. O SNC, então, processa essas informações e gera respostas motoras, que podem ser voluntárias, como caminhar, ou involuntárias, como os reflexos. O reflexo patelar é um exemplo de resposta involuntária. Uma batida abaixo da patela ativa receptores no tendão, enviando estímulos à medula espinal, que processa a informação e retorna uma resposta ao músculo, provocando a extensão da perna. Reflexos rápidos como este são cruciais para proteção e equilíbrio.

Para preservar o sistema nervoso, é essencial manter hábitos saudáveis. Uma dieta rica em nutrientes, como o ômega-3, protege os neurônios; e exercícios físicos regulares melhoram a circulação e o suprimento de oxigênio ao cérebro. Além disso, controlar o estresse é fundamental, já que altos níveis de cortisol podem danificar as células nervosas. Doenças como a esclerose múltipla, traumas físicos ou estresse prolongado podem comprometer a interação entre os sistemas nervoso e locomotor, dificultando movimentos e respostas sensoriais.

QUESTÃO 1

Esquematize um neurônio, indicando suas regiões e o sentido dos impulsos nervosos.

QUESTÃO 2

A relação entre os neurônios e os gliócitos, no sistema nervoso, é que os

(A) gliócitos conduzem impulsos nervosos e os neurônios dão suporte estrutural e nutricional.
(B) neurônios e os gliócitos têm funções idênticas, ambos transmitindo impulsos nervosos.
(C) gliócitos dão suporte, proteção e nutrição aos neurônios e formam a bainha de mielina.
(D) neurônios removem resíduos celulares, enquanto os gliócitos transmitem impulsos nervosos.

QUESTÃO 3

O sistema nervoso é formado pelo encéfalo, medula espinal, nervos e gânglios nervosos. Sobre o encéfalo, associe as colunas, de acordo com a descrição de cada estrutura que o compõe:

I. Cerebelo

II. Cérebro

III. Tronco encefálico
Apresenta superfície com diversas pregas. Dividido em dois hemisférios. Recebe e processa informações, elaborando respostas. Coordena movimentos voluntários e relaciona-se à linguagem, memória, aprendizagem e consciência.

Coordena funções vitais e involuntárias, como os batimentos cardíacos e respiração.

Dividido em dois hemisférios. Relaciona-se ao equilíbrio, postura corporal e coordenação dos movimentos musculares.

A ordem de preenchimento correta é

(A) tronco encefálico, cerebelo e cérebro.

(B) cérebro, tronco encefálico e cerebelo.

(C) cerebelo, cérebro e tronco encefálico.

(D) nenhuma apresentada em A, B ou C.



Leia a situação-problema a seguir para responder às questões 3 e 4:

Imagem 2. ARAGUAIA, Mariana. Martelinho. Canva. Criado em 19/11/2024.

QUESTÃO 4

Podemos descrever corretamente que, nesse teste, o movimento ascendente da perna do estudante, após a batida do “martelinho” é

(A) voluntário, pois o cérebro interpreta o estímulo e envia um comando consciente para o músculo da perna.

(B) involuntário, pois é causado pela ação direta do tronco encefálico nos músculos do estudante participante.

(C) involuntário, pois a resposta é mediada pela medula espinal, sem que ocorra processamento pelo cérebro.

(D) voluntário, pois ocorre de forma reflexa devido ao estímulo nos receptores situados da pele do estudante.

QUESTÃO 5

Qual é o nome dado a essa situação, descrita no enunciado? Dê outros exemplos desse tipo de coordenação nervosa.

QUESTÃO 6

Amanda e Fábio estavam caminhando, distraidamente, até perceberem que estavam sendo seguidos por um cachorro muito grande, sem focinheira, cuja coleira acabara de ter se rompido nas mãos de seu treinador. Sem pensar duas vezes, ambos saíram correndo a uma velocidade jamais vista, conseguindo se esconder em uma mercearia. Com os batimentos cardíacos, salivação e respiração normalizando, puderam enfim refletir sobre o ocorrido e até sentiram sono!

  • Na situação descrita, os batimentos cardíacos e respiração acelerada, falta de salivação e a capacidade de correr de forma intensa relacionam-se ao sistema nervoso autônomo simpático ou parassimpático? E a sensação de relaxamento, até mesmo dando a sensação de sono? Explique a sua resposta.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-6o-ano/


SAIBA MAIS

O encéfalo e a medula espinal são estruturas essenciais para a vida humana. Elas possuem proteções, prevenindo lesões – especialmente as leves a moderadas. Vamos assistir ao vídeo da professora Mariana Araguaia, sobre esse tema?

Canal Mariana Araguaia. Proteções do sistema nervoso. Disponível em <https://youtu.be/XK9RUugsd2Q>. Acesso em set. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza
Habilidade(EF06CI07-C) Relacionar e justificar o papel do sistema nervoso à coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise das estruturas básicas e das respectivas funções.
ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.  Acesso em 19/11/2024.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://tinyurl.com/bdcn9bpn>.  Acesso em 19/11/2024.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <https://tinyurl.com/mszn79ds>.  Acesso em 19/11/2024.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.  Acesso em 19/11/2024.

LEITE, Laura. Sistema Nervoso Autônomo. UFJF. Disponível em <https://www.ufjf.br/laura_leite/files/2019/03/Sistema-autonomico.pdf>. Acesso em 19/11/2024.