Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental

RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS
A palavra “radiação” tende a causar em algumas pessoas um certo receio ou mesmo medo. Porém, é importante conhecer do que se trata para que seja possível, primeiramente, compreender que sem radiações a vida na Terra não seria possível. Afinal, a radiação solar é essencial para a fotossíntese e ela, por sua vez, viabiliza a formação do gás oxigênio e da glicose. A radiação eletromagnética, como a proveniente do Sol, é caracterizada pelo conjunto de ondas elétricas e magnéticas que se propagam no vácuo.
Espectro eletromagnético e classificação das radiações
O conjunto de todas as radiações eletromagnéticas forma o chamado espectro eletromagnético, que é organizado de acordo com a frequência e o comprimento de onda. Quanto menor a frequência, maior o comprimento da onda e menor a energia transportada. Inversamente, radiações com maior frequência possuem ondas mais curtas e transportam mais energia.
As radiações podem ser classificadas em ionizantes e não ionizantes. As radiações ionizantes possuem energia suficiente para remover elétrons de átomos e moléculas, podendo causar alterações celulares e danos biológicos. Exemplos incluem os raios-X e os raios gama. Já as radiações não ionizantes possuem menos energia e não são capazes de ionizar átomos. Fazem parte dessa categoria as ondas de rádio, micro-ondas, radiação infravermelha e luz visível.
Uso das radiações no cotidiano
A tecnologia que utilizamos diariamente depende de diversas faixas do espectro eletromagnético (veja na imagem 1). A seguir, algumas das principais aplicações:
- Ondas de rádio: Possuem baixas frequências e são utilizadas em transmissões de rádio, TV e comunicação via satélite. Também estão presentes nos controles remotos e em dispositivos como o RFID (identificação por radiofrequência).
- Micro-ondas: São usadas em redes Wi-Fi, telefones celulares e fornos de micro-ondas. Nos fornos, a radiação aquece os alimentos fazendo com que as moléculas de água vibrem e gerem calor.
- Infravermelho: Está presente em sensores de temperatura, câmeras de visão noturna e controles remotos. O corpo humano emite radiação infravermelha, o que permite que equipamentos detectem calor.
- Luz visível: É a faixa do espectro que nossos olhos conseguem detectar. As cores visíveis variam conforme o comprimento de onda, indo do violeta (comprimento menor, maior energia) ao vermelho (comprimento maior, menor energia).
- Ultravioleta (UV): Emitida pelo Sol, pode ser benéfica para a produção de vitamina D na pele, mas também pode causar queimaduras e câncer de pele. Lâmpadas UV são utilizadas na esterilização de superfícies e purificação de água.
- Raios-X: São usados em exames médicos para visualizar estruturas internas do corpo. Apesar de útil, a exposição excessiva a raios-X pode ser prejudicial.
- Raios gama: Com altíssima energia, são utilizados na radioterapia para tratamento de câncer e na esterilização de equipamentos médicos.
Veja abaixo um esquema simplificado do espectro eletromagnético:
Implicações do uso das radiações
Apesar dos benefícios, o uso das radiações eletromagnéticas levanta algumas preocupações. A exposição prolongada a radiações ionizantes, como raios-X e raios gama, pode causar danos ao DNA das células, aumentando o risco de doenças como cânceres. Por isso, exames de imagem são realizados com proteção – e apenas quando necessários.
Já as radiações não ionizantes são consideradas seguras em doses comuns. No entanto, há debates sobre seus efeitos na saúde humana, como no uso prolongado de celulares.
Assista ao vídeo sobre as radiações eletromagnéticas:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Você é um detetive investigando um caso de “radiação invisível”. Seu desafio é descobrir qual tipo de radiação foi utilizada em cada uma das situações abaixo. Identifique qual delas está presente e justifique sua resposta:
A) Um controle remoto acende a televisão.
B) Um médico consegue ver os ossos de um paciente.
C) Uma pessoa se bronzeia na praia.
D) Alguém faz uma ligação pelo celular.
QUESTÃO 2
Marília tem sentido dores nas costas e, por isso, o médico ortopedista indicou que ela fizesse uma radiografia da coluna vertebral. Ao realizar o procedimento, o profissional que a atendeu orientou acerca da posição que ela deveria ficar e logo se retirou, dizendo que ficaria atrás de uma parede contendo chumbo. Qual é a importância dessa parede de chumbo? Por que o técnico ficou atrás dessa parede, e a Marília não ficou?
QUESTÃO 3
Leia o parágrafo a seguir:
O forno de micro-ondas funciona emitindo ondas eletromagnéticas de 2450 MHz, geradas por um magnétron, aquecendo os alimentos de dentro para fora. Diferente dos fornos convencionais, ele não aquece diretamente recipientes de vidro ou plástico, pois esses materiais não absorvem as micro-ondas. Já os recipientes metálicos refletem as ondas, impedindo o cozimento e podendo causar faíscas.
Fonte (adaptada): BRASIL. Como funciona o forno de microondas?. IF – UFRGS. Disponível em <https://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20022/Carla/fornomicroondas.htm>. Acesso em 18/03/2025.
João colocou uma refeição no micro-ondas para aquecer, mas percebeu que algumas partes ficaram quentes enquanto outras permaneceram frias. Isso pode ter ocorrido porque
(A) os alimentos possuem diferentes quantidades de água, afetando a absorção das micro-ondas.
(B) o forno de micro-ondas gera calor, mas de forma desigual, afetando o preparo dos alimentos.
(D) os alimentos perdem muito água durante o aquecimento, reduzindo neles a transmissão do calor.
(D) a porta do micro-ondas não estava completamente fechada, dispersando as micro-ondas dali.
QUESTÃO 4
A luz visível é uma parte do espectro eletromagnético que nossos olhos conseguem detectar. Sobre a relação entre a cor e o comprimento de onda da luz, é correto afirmar que
(A) violeta possui maior comprimento de onda e menor energia do que o vermelho.
(B) o vermelho possui maior comprimento de onda e menor energia do que o violeta.
(C) o azul e o amarelo possuem o mesmo comprimento de onda e também de energia.
(D) todas as cores visíveis possuem mesmo comprimento de onda e níveis de brilho.
QUESTÃO 5
Mariana esqueceu o controle remoto da TV atrás de uma parede de vidro e percebeu que ele continuava funcionando. No entanto, quando colocou o controle dentro de uma caixa metálica, ele parou de funcionar. Isso se dá porque o
(A) vidro permite a passagem da radiação infravermelha, enquanto o metal bloqueia essa radiação.
(B) vidro bloqueia as micro-ondas do controle remoto, enquanto o metal amplifica o seu sinal.
(C) metal permite a passagem da radiação infravermelha, porém ele reduz a intensidade desta.
(D) controle remoto usa raios-X para transmitir comandos, absorvidos pelo vidro e pelo metal.
QUESTÃO 6
A radiação solar é composta por radiação infravermelha, espectro visível e radiação ultravioleta. Quais desses três tipos de ondas podem ser prejudiciais à nossa pele e saúde, de forma geral? Por qual motivo? O que pode ser feito para prevenção desse cenário?
QUESTÃO 7
Milena, na aula de Ciências, recebeu da professora um cartão com o nome de dois tipos de radiações eletromagnéticas, e deveria dar pistas para que os outros adivinhassem. Ela resolveu associá-las a estilos musicais, afirmando o seguinte:

Se estivesse participando desse jogo, sua resposta correta seria
(A) ondas de rádio e raios gama.
(B) raios-X e ondas de rádio.
(C) raios gama e luz visível.
(D) raios gama e ondas de rádio.
QUESTÃO 8
Uma diferença fundamental entre radiações ionizantes e não ionizantes é que
(A) as radiações ionizantes possuem alta energia e podem remover elétrons de átomos.
(B) ambas as radiações possuem a mesma energia, diferindo apenas somente na frequência.
(C) radiações ionizantes são usadas na comunicação e as não-ionizantes, na medicina.
(D) as micro-ondas e os raios gama são ionizantes, utilizadas em esterilizações.
QUESTÃO 9
Preencha os espaços com as palavras corretas:
A) A radiação ______________________________ é responsável pela produção de vitamina D na pele, mas em excesso pode causar câncer.
B) As ______________________________ possuem a menor frequência do espectro e são utilizadas em transmissões de rádio e TV.
C) Os ______________________________ são usados na medicina para visualizar ossos e estruturas internas do corpo.
D) A radiação ______________________________ é utilizada na esterilização de equipamentos e no tratamento de câncer.
E) A ______________________________ é a única radiação do espectro que os seres humanos podem enxergar.
QUESTÃO 10
Imagine que, de repente, todas as radiações eletromagnéticas desapareceram do mundo. O que deixaria de funcionar? Como isso afetaria a sua rotina e a sociedade como um todo? Escreva um pequeno diário contando como seria um dia sem radiações eletromagnéticas.
Autoria: | Profa Ma Mariana Araguaia |
Formação: | Ciências Biológicas |
Componente curricular: | Ciências da Natureza |
Objeto(s) de conhecimento: | Radiação – Espectros e comportamento da luz; transmissão e recepção da imagem e do som |
Habilidade: | (EF09CI06) Classificar as radiações eletromagnéticas por suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em controle remoto, telefone celular, raio X, forno de micro-ondas, fotocélulas etc. |
Referências: | ALVES, Davis. Poluição eletromagnética: celulares e redes wireless podem trazer sérios riscos à saúde? JP News. Disponível em <https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/davis-alves/poluicao-eletromagnetica-celulares-e-redes-wireless-podem-trazer-serios-riscos-a-saude.html>. Acesso em 17/03/2025. BIOFÍSICA e Física Médica. Ondas eletromagnéticas do celular podem causar problemas à saúde. Disponível em <https://fisica.net/aplicada/biofisica/ondas-eletromagneticas-do-celular-podem-causar-problemas-a-saude.php>. Acesso em 18/03/2025. BRASIL. Como funciona o forno de microondas?. IF – UFRGS. Disponível em <https://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20022/Carla/fornomicroondas.htm>. Acesso em 18/03/2025. ______. O infravermelho dos controladores remotos. CREF – IF – UFRGS. Disponível em <https://cref.if.ufrgs.br/?contact-pergunta=o-infravermelho-dos-controladores-remotos>. Acesso em 18/03/2025. ______. Não está comprovada relação entre uso de telefone celular e câncer, diz cientista. Instituto de Física – UFG. Disponível em <Não está comprovada relação entre uso de telefone celular e câncer, diz cientista>. Acesso em 18/03/2025. ______. Radiação eletromagnética. Física – UFPR. Disponível em <http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-2.html>. Acesso em 18/03/2025. CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 9º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. CONSELHO Regional de Técnicos em Radiologia do Rio Grande do Sul. ESPECIAL – Saiba como os smartphones e as redes Wi-Fi podem prejudicar sua saúde. CRTR06. Disponível em <https://crtr06.org.br/especial-saiba-como-os-smartphones-e-as-redes-wi-fi-podem-prejudicar-sua-saude>. Acesso em 17/03/2025. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III. Ensino Fundamental – Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em 28/02/2025. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em . Acesso em 28/02/2024. GOTTEMS, Leonardo. Habilidade secreta do girassol atrai polinizadores. AgroLink. Disponível em https://tinyurl.com/5n8t52ej. Acesso em 21/03/2025. São Paulo: FTD, 2018. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 9º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. REDAÇÃO Mundo Estranho. É verdade que as rádios pegam melhor à noite? Mundo Estranho. Disponível em <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/e-verdade-que-as-radios-pegam-melhor-a-noite>. Acesso em 18/03/2025. SÃO Paulo. Informações de Radiação. Cetesb. Disponível em <https://cetesb.sp.gov.br/prozonesp/materiais-de-apoio/informacoes-de-radiacao/>. Acesso em 18/03/2025. SILVA, Denize Francisca; BARROS, Warley Rocha; ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas; RÊGO, Marco Antônio Vasconcelos. Exposição a radiações eletromagnéticas não ionizantes da telefonia celular e sintomas psiquiátricos. Cad. Saúde Pública 31 (10). Out, 2015. Disponível em <https://www.scielo.br/j/csp/a/vmTL6rYzPHdZJ5NKqNCsqCr/#>. Acesso em 17/03/2025. TESTONI, Marcelo. Celular, micro-ondas, laptop: radiação eletromagnética faz mal à saúde?. VivaBem Uol. Disponível em <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/03/23/celular-micro-ondas-laptop-radiacao-eletromagnetica-faz-mal-a-saude.htm>. Acesso em 17/03/2025. |